5/27/2010

Cálcio e Sua Importância Na Alimentação:


A carência de um mineral chamado Cálcio pode estar por trás de uma série de doenças que oferecem risco a saúde. Estudos recentes associam a falta de cálcio à epidemia de obesidade, ao aumento da incidência de câncer de intestino e às doenças da memória. A baixa ingestão do mineral também faz com que homens e mulheres desenvolvam doenças ósseas como, por exemplo, a osteoporose. Durante a infância pode-se prevenir uma série de doenças da idade adulta como uma dieta rica em cálcio e vitamina D desde cedo é a garantia de imunização contra a osteoporose.

Atualmente, a recomendação da ingestão diária de Cálcio é de 1 grama.
Estudos científicos publicados desde abril de 2004 mostram que uma adequada ingestão do mineral colabora no controle do peso, sendo que, é importante lembrar que não basta apenas ingerir o nutriente e sim garantir sua absorção pelo organismo.
Existem alguns alimentos que dificultam a absorção do mineral como, por exemplo: o leite desnatado dificulta a absorção do cálcio, pois a gordura natural do leite é necessária para um melhor aproveitamento do Cálcio pelo organismo, embora em casos de hiperlipidemias (Colesterol alto) e outras patologias o leite desnatado seja a melhor alternativa. Da mesma forma, alimentos que contêm oxalato, como cervejas escuras e refrigerantes, tomates e alguns cereais, impedem que o mineral seja absorvido. A presença de ferro, um mineral presente em carnes e ovos principalmente também interfere na absorção do Cálcio, por isso, procure não consumir alimentos ricos em ferro junto com alimentos ricos em cálcio, como por exemplo: carne bovina e leite.
Outra boa notícia sobre o Cálcio é que ele pode aliviar sintomas da famosa TPM, segundo uma pesquisa da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, com três mil mulheres foi constatado que as mulheres que não relatavam agressividade e irritação, antes de ficarem menstruadas, adotavam um cardápio diário rico em cálcio e vitamina D, que também atua no desenvolvimento ósseo.
Mas é preciso cautela na ingestão do Cálcio, pois em excesso pode provocar cálculos renais, por isso é importante sempre conversar com seu médico e nutricionista para saber sobre a melhor dieta a adotar.

Alimentos Ricos em Cálcio:

- queijos; - leites; - iogurtes; - peixes; - espinafre; - amêndoa; - gergelim; - sardinha; - flor crua de brócolis; - aveia; - couve-manteiga; - avelã; - castanha-do-pará; - agrião.


Anita Viecelli Konrath - Nutricionista. CRN2: 8751.
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