5/05/2010

Emagrecimento Saudável e Rotina Alimentar


Cada vez mais podemos observar o desejo e a necessidade nas pessoas em perder alguns ou muitos quilos.
Algumas até reclamam que não comem muito e que deveriam pesar menos...
Muitas vezes, mais necessário do que entrar em uma dieta é primeiramente organizar a rotina alimentar, tão importante quanto organizarmos nossa rotina de trabalho, estudos e etc, pois quando nos referimos à alimentação estamos falando sobre bem estar e qualidade de vida.
Como vemos não é só restrição de calorias que é suficiente e sim organização da rotina alimentar.
Diversas pessoas não têm o hábito de tomar o café da manhã e chegam até o almoço com muita fome, comendo mais do que deveriam e geralmente de uma forma desequilibrada. Com a correria do trabalho não conseguem fazer um lanche á tarde e ao final da rotina de trabalho acabam se alimentando em demasia, por vezes acompanhada de uma compulsão á noite. Em resumo este tipo de rotina alimentar faz com que a pessoa engorde e gera também carências de alguns micronutrientes como vitaminas e minerais, isto torna o metabolismo mais lento, dificultando ainda mais o processo de emagrecimento.
Para perder peso e ter saúde é preciso que o organismo esteja qualitativamente bem nutrido, para isto, é necessário fazer as refeições bem variadas, consumindo alimentos dos 5 grupos básicos de : frutas, verduras, cereais, leite e derivados, carnes. Procure sempre por alimentos diferentes e quanto mais colorido for o seu prato melhor.
Não fique muito tempo em jejum, pois ocorre a ativação de uma enzima chamada ácido Graxo Sintetase (FAS) que é responsável pelo armazenamento de gordura, fazendo diversas refeições (café da manhã, lanche da manha, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) você inativa esta enzima e torna o metabolismo mais acelerado.
Estabeleça horários e faça as refeições em local tranqüilo e mastigando devagar.
Fora de casa, opte por lanches leves, assados, sucos de frutas naturais, e se não houver nada próximo que ofereça uma opção saudável, leve de casa sanduíches naturais, porções de frutas, por exemplo, e modere nas frituras, açucar e doces.
Beba muita água para manter seu organismo hidratado.
As melhorias aparecem! Com força de vontade, dedicação e responsabilidade é possível atingir o objetivo de emagrecer com saúde.

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