5/05/2010

Nutrição e Atividade Física


A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles o aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e redução do risco ou melhora de diversas doenças (hipertensão, obesidade, diabetes).

A alimentação equilibrada em conjunto com a atividade física além de garantir qualidade de vida também traz resultados estéticos surpreendentes, chegando-se a conclusão de que uma complementa a outra.

A nutrição desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.
Para que se possa aproveitar bem o esforço que você faz indo à academia, é fundamental que a alimentação tenha foco no seu organismo e no seu objetivo, cada indivíduo tem suas peculiaridades fisiológicas, e só conhecendo suas necessidades é possível melhorar o seu potencial, desempenho e os resultados da atividade física.

Algumas regras são fundamentais e podem ser aplicadas de maneira geral, como:

- Nunca inicie uma atividade física em jejum, ou após muitas horas sem se alimentar, além de piorar o seu rendimento no treino você só estará atrapalhando o processo de queima de gordura do organismo, podendo ocorrer perda de massa magra e não de massa gorda;

- Mantenha seu corpo hidratado, a falta de líquido leva a sinais de fadiga, que certamente irão prejudicar seu desempenho no esporte;

- Adeque sua alimentação ao horário em que você inicia seu exercício, os lanches antes e pós treino, são importantíssimos para melhorar a performance e para obtenção de resultados rápidos e satisfatórios, a alimentação que deverá ocorrer antes e depois dele, irá mudar de acordo com cada período do dia, necessidades nutricionais de cada indivíduo e objetivo da atividade física;

- Não “pule” refeições, esta prática irá fazer com que seu corpo tente economizar mais energia durante o dia, para não ser prejudicado, ativando a enzima responsável pelo estoque de gordura, chamada Acido Graxo Sintetase (FAS), quando você fraciona sua dieta em 5 ou 6 refeições equilibradas, você está desativando esta enzima, logo o metabolismo gasta mais gordura do que armazena.

Outro cuidado muito importante é sobre a suplementação, muitas pessoas consomem suplementos por conta própria e sem perceber acabam prejudicando a saúde, principalmente á longo prazo, as conseqüências podem ser desastrosas, sem contar que também comprometem os resultados da atividade, suplementos devem ser individualizados conforme as necessidades nutricionais de cada pessoa e devem ser prescritas por médico ou nutricionista.

Atividade física e alimentação equilibrada hoje em dia são as chaves para um corpo bonito e para uma vida mais saudável.

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