5/06/2010

Nutrição e Colesterol:


O colesterol trata-se de um lipídio (ou seja, gordura) esteróide e é encontrado tanto em nossos tecidos celulares como em nossa corrente sangüínea. Ele possui importante papel na composição das membranas celulares, bem como é um reagente necessário no processo de síntese de alguns hormônios e atua também no processo de absorção de vitamina D. Porém quando o colesterol sanguíneo encontra-se elevado temos um fator de risco importante para doença cardiovascular, por isto a melhor medida é a prevenção.

O fígado é responsável por grande parte da produção de colesterol, enquanto outra parte é obtida através da alimentação. Para não extrapolar essa quantidade, o colesterol vindo da alimentação deve ser menor que 300 miligramas diários, quantia estipulada para pessoas que estão com as taxas de colesterol sanguíneo em dia. Já aquelas que apresentam números alterados, não devem ultrapassar os 200 miligramas diários da gordura.

As taxas saudáveis de colesterol sanguíneo devem ser menores que 200 mg/dl. Números que estão entre a faixa de 200 a 239 mg/dl estão no limite, enquanto valores iguais ou maiores que 240, são considerados elevados. Encontrado nos alimentos de origem animal, como carnes, vísceras, gema de ovo, manteiga, leite integral e derivados, Além do próprio colesterol, as gorduras saturadas e trans encontradas em produtos industrializados como biscoitos, sorvetes, gorduras hidrogenadas, frituras, etc, estão relacionadas ao aumento do colesterol sanguíneo.

Óleo de canola, azeite de oliva, óleo de linhaça, abacate, castanha e amêndoas fazem parte do time das gorduras do bem, representado pelas gorduras insaturadas, e não só ajudam a reduzir os níveis de LDL (colesterol maléfico), como também ajudam a elevar as taxas do bom colesterol, o HDL.

A alimentação voltada para prevenção e diminuição das taxas de colesterol sanguíneo prioriza a ingestão de legumes, verduras, frutas e cereais integrais. Além disso, dar preferência a alimentos com baixa quantidade de gorduras, como as versões desnatadas do leite e de seus derivados, e evitar os alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, são algumas medidas eficazes.

Dicas para diminuir o Colesterol:
-Evite alimentos gordurosos como: maionese, creme de leite e manteiga. Prefira margarina light com moderação;
- Prefira pães integrais e ricos em fibras, que não contenham açúcar e gorduras;
- Acrescente uma fonte de fibras na alimentação (aveia em flocos, farelo de trigo ou de arroz...);
- Modere o consumo de bolos, biscoitos e bolachas recheadas;
- Evite consumir massas com molhos e recheios muito calóricos e gordurosos, como os molhos brancos, que vão leite integral e queijo. Prefira um molho à base de tomates in natura e reduza a gordura do preparo;
- Evite doces preparados com chocolate, leite condensado e creme de leite, pois além do seu alto teor de açúcar, também são ricos em gordura;
- Evite consumir alimentos fritos. Prefira preparações assadas, cozidas ou grelhadas;
- Abuse de vegetais folhosos, legumes e frutas;
- Prefira leite e iogurtes desnatados;
- Evite consumir queijos amarelos. Eles são os mais gordurosos. Prefira o queijo branco, a ricota, minas, frescal e o queijo cottage;
- Evite as carnes gordurosas, pele de aves e os embutidos (bacon, salsicha, lingüiça, embutidos, mortadela, salame, presunto...). Prefira carnes magras
como frango e peixes;
- Limite o consumo de 2 ovos/semana, pois a gema contém muita gordura, podendo contribuir para o aumento do colesterol.
-Procure seu médico e faça exames freqüentemente como medida de prevenção.

Anita Viecelli Konrath - Nutricionista. CRN-2: 8751
Clínica Urgemed: Av. Emancipação, 900 - Tramandaí – RS. Fone: (51) 3661-1900‎.
Consultório Odontológico: Av. Emancipação, 1375, sala 1. Tramandaí-RS. Fone: (51) 8426-2575.
Academia Beach Fitness: Rua 24 de setembro 156, sala 3. Tramandaí –RS. Fone: (51) 8118-1799.

Nenhum comentário:

Postar um comentário