6/16/2010

Os Benefícios Do Ômega 3


O Omega 3 é um tipo de gordura, mais conhecido como ácido graxo essencial e tem um papel muito importante no bom funcionamento de nosso organismo.

Em estudos e pesquisas vem demonstrando os benefícios do Omega 3 para o coração e todo sistema circulatório, além de ser um poderoso antiinflamatório natural, contribuindo para a melhora de doenças reumáticas (artrite comum e artrite reumatóide).Estudos também indicam que o Omega 3 traz benefícios para o humor, o aprendizado e para o sistema imunológico, defendendo o organismo de diversas patologias como alguns tipos de câncer. Estudos epidemiológicos indicam que populações que consomem grandes quantidades de ácidos graxos ômega-3 apresentam menor incidência de câncer de mama, de próstata e de colon quando comparadas com populações que consomem menores quantidades desses elementos (in Hardman-2002).

Um grande número de pesquisas vem demonstrando os benefícios do Omega 3 para o coração e todo sistema circulatório, pois ajuda a reduzir a agregação plaquetária, contribuindo para a diminuição dos riscos de formação de coágulos, diminui as taxas de colesterol e triglicérides, sendo, portanto, importantes coadjuvantes na prevenção de doenças cardiovasculares.

O corpo humano não é capaz de produzir Omega 3, portanto o único meio de que obtê-lo é através da alimentação ou suplementação (óleo de peixe ou óleo de linhaça), claro que sempre indicada por médico ou nutricionista, pois a dosagem é específica para cada caso.

Os melhores alimentos ricos em ômega 3
As melhores fontes de Omega 3 são os peixes, algumas espécies possuem maior quantidade, como:
-cavala,
-arenque,
-sardinha,
-salmão,
-atum
-bacalhau.

Outras importantes fontes de omega 3:-
Semente de linhaça
-Castanhas e nozes
-Óleos vegetais (azeite oliva, canola)
-Vegetais de folhas verdes escuras.

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