8/13/2010

Retenção de Líquidos e Alimentação:


A retenção hídrica, ou de líquidos no corpo reflete um grande desconforto corporal ( inchaço nos pés, mãos, tornozelos, abdômen, quadril) e está relacionada ao excesso de peso, falta de exercícios físicos, pouca ingestão de líquidos (água), má alimentação, dificuldade de retorno venoso e excesso de sal no prato.

As mulheres são as mais atingidas por este problema, principalmente no período pré menstrual.

Em função desta retenção hídrica, o corpo pode apresentar um ganho ou uma variação de peso de 1 a 2 kg ao longo de um dia.

Quando a causa da retenção de líquidos está relacionada ao sedentarismo, à falta de ingestão de líquidos e à má alimentação, não há com o que se preocupar. Porém, se a causa deste problema não for proveniente destes fatores, é preciso uma avaliação e investigação médica, pois pode se tratar de algum problema renal, cardíaco, hormonal ou vascular.

Por isso, se faz necessário a prática de atividade física e uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras, alimentos integrais e com menor teor de sal para a melhora da retenção de líquidos . Temos uma variedade de alimentos e ervas que podem ajudar a eliminar este inchaço pelo organismo e contribuir para a melhora da circulação sanguínea.

A massagem chamada drenagem linfática também contribui para atenuar este desconforto, ajudando o organismo a eliminar líquidos e toxinas.

Recomendações para Diminuição de Edema:

-Evitar alimentos ricos em sódio ou sal, pois esse mineral em elevada quantidade no organismo, favorece o inchaço temporário (quando o sódio for excretado pelos rins, a retenção excessiva de líquidos é solucionada). Entre os alimentos ricos em sódio estão os embutidos (mortadela, salame, presunto), queijos amarelos, enlatados, preparações temperadas excessivamente com sal.

-Diminua o sal da comida e não leve o saleiro para a mesa.

-Beber bastante água é uma excelente medida para eliminar o excesso de líquidos Isso porque a filtragem do sangue acaba ocorrendo mais rapidamente, eliminando o sódio acumulado e, portanto, diminuindo o edema.

-Chás, em geral, são diuréticos, assim como algumas frutas (melão, melancia, abacaxi, morango, ameixa), verduras (alface, agrião) e legumes (salsão, salsinha, cenoura, vagem, abobrinha), cereais (farelo de aveia, linhaça, gérmen de trigo) Combinados a uma hidratação adequada (cerca de 4 - 8 copos de água por dia), eles previnem o inchaço e ainda colaboram para que seu intestino funcione com regularidade.

-Os chás que podem ser utilizados que possuem efeito diurético são: cavalinha, castanha da índia, folha de abacate, chapéu de couro, quebra pedra, chá verde e branco, rosa mosqueta, alfavaca, abacaxi, hibiscus e dente de leão.

-Mas deve haver um cuidado quanto ao uso dos chás, por isso é necessário uma avaliação do seu médico ou nutricionista para indicar qual o melhor para o seu organismo, pois em excesso podem provocar efeitos colaterais indesejáveis.

Anita Viecelli Konrath - Nutricionista. CRN-2: 8751.
Dietas Personalizadas – Acompanhamento Nutricional nas Diversas Patologias – Nutrição na Atividade Física.

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