9/14/2010

Preparando o corpo para o Verão !!!! Nutrição e Fotoproteção



O verão esta chegando, mas para que passemos um bom verão é necessário alguns cuidados com o organismo. É fundamental já irmos preparando o corpo para enfrentar os dias mais quentes.
Nos dias quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais em decorrência do aumento da temperatura do corpo e à transpiração excessiva. Por isso, devemos aumentar a ingestão de líquidos, como água, sucos em geral e água de coco. O ideal seria não esperar que a sede apareça, já que ela é um sinal de desidratação. Além da água, para manter-se hidratado, alguns minerais e eletrólitos (sódio, potássio) são muito importantes sendo encontrados nas frutas, verduras e nos legumes, que são ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, por isso devem ser ingeridos com frequência e variedade.
Além destes cuidados a os alimentos também podem ajudar contra os efeitos maléficos da exposição ao sol, aliados sempre ao uso de filtros solares.
Os alimentos fotoprotetores ajudam a proteger a pele contra queimaduras, neoplasias causadas pelos raios UVB, previnem a ação dos radicais livres e o envelhecimento da pele e ainda proporcionam uma cor dourada e saudável.
Estes alimentos possuem substâncias como os carotenoídes, incluindo o licopeno do tomate, goiaba e outras frutas vermelhas, são antioxidantes que se transformam em vitamina A em nosso organismo, promovendo a recuperação da pele e auxiliando na formação da melanina, pigmento que dá cor à pele. Estas substâncias estão presentes na cenoura, na abóbora, no mamão, na beterraba, no melão etc, além de serem encontradas em cápsulas, que devem ser devidamente receitadas por um médico e/ou nutricionista.
As vitaminas C (encontrada nas frutas cítricas), o complexo B e o zinco (encontrado na carne vermelha, ostras, castanhas e feijão), também podem melhorar o aspecto da pele, facilitando a aquisição de um bronzeado mais uniforme e sem manchas.
O ideal é que se siga um cardápio rico nestas substâncias por no mínimo 90 dias e preferencialmente antes do início da exposição solar.
Por isso procure ter uma alimentação variada, colocando e esses alimentos no prato!

Dicas para um verão saudável

-Consuma muitos vegetais, de preferência colorindo o prato, especialmente com alimentos amarelos e verdes que têm grande poder antioxidante e previnem o envelhecimento;
-Abuse das frutas ácidas para suprir as necessidades de vitamina C, que é antioxidante e diminui a ação dos radicais livres;
-Evite consumir alimentos muito gordurosos, tais como feijoada, carnes gordas e frituras, pois esses dificultam a digestão e podem provocar mal estar;
-Saladas de folhas verdes, legumes, assim como frutas e produtos integrais (que contém fibras), devem ser consumidos à vontade, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e ao mesmo tempo leves;
-Dê preferência às carnes magras (peixes e aves), que devem ser grelhadas ou cozidas;
-A ingestão de líquidos deve ser freqüente, especialmente água, sucos e chás.
-Prefira os sorvetes menos calóricos e mais refrescantes, aqueles à base de água e polpa de frutas.

Receita de suco Refrescante
1 folha de couve;
1 polpa de maracujá;
1 cenoura picada;
Suco de 4 laranjas;
Bata tudo no liquidificador com água e gelo à gosto.
Coe e adoce à gosto.
É um suco desintoxicante, calmante, rico em vitamina C e betacaroteno.

Salada Fotoprotetora:

Ingredientes
1 beterraba média cozida
1 buquê de brócolis médio cozido
1 cenoura pequena cozida
1 colher de sobremesa cheia de azeite de oliva
2 colheres de sopa cheia de gergilim
5 folhas de alface roxa
5 folhas de alface crespa
5 folhas de alface frizze
½ maço de rúcula

Modo de Preparo
Lavar em água corrente as folhas e mergulhe numa solução de desinfecção diluindo 1 colher de sopa de vinagre ou água sanitária em 1 litro de água gelada
Caso estejam muchas colocar cubos de gelo por 10 min.
Coloque a berraba, o brócolis e a cenoura numa panela (separados) com água fervente, 1 colher de chá de sal e cozinhe até ficarem al dente.
Passe a beterraba cozida, cortada em palito, no gergilim
Forre uma saladeira ou prato grande com as folhas de alface, rúcula, brócolis, cenoura e a beterraba com o gergilim
Regue com 1 colher de sopa de azeite de oliva e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário