2/08/2011

Alimentos que ajudam a Acelerar o Metabolismo


Alimentos termogênicos são aqueles que quando digeridos, ajudam a acelerar o metabolismo e elevam temperatura interna do corpo. Com isso, queimam calorias ao serem processados pelo corpo e ajudam a emagrecer. Porém para surtirem efeito devem ser ingeridos com regularidade no dia-a-dia e os resultados são vistos a longo prazo, é preciso a criação do hábito de tê-los sempre a mesa.
O metabolismo responde a diversas transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo, produzindo energia suficiente para mantê-lo funcionando. Inúmeros fatores são responsáveis pela resposta metabólica, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios.
Confira os efeitos de alguns alimentos termogênicos:

Água gelada: Beber oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºC, que é a temperatura corporal interna.

Pimenta caiena (pimenta vermelha): Acelera o metabolismo em 20%, porque aumenta a circulação e a temperatura do corpo, além de melhorar a digestão. Tem a propriedade de retirar gorduras das artérias.

Gengibre: Aumenta o metabolismo. Pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá. Outra opção é bater no liqüidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta.

Ômega 3: Aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima calorias. Funciona como antiinflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes (como salmão e sardinha) e semente de linhaça.

Chá verde: Reduz a absorção de açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão de carboidratos). Diminui a compulsão por carboidratos, acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo, ajudando na queima de gorduras.

Outras dicas para manter o metabolismo acelerado:- Fracionar as refeições entre cinco e seis vezes ao dia;
- Comer devagar e mastigar bem os alimentos;
- Reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas;
- Dar preferência aos alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras), pois levam mais tempo para serem digeridos e, por isso, aceleram o metabolismo.

2 comentários:

  1. Parabéns, gostei muito do seu blog, todas as materias sao ótimas e vou usar todas apartir de hoje.

    parabéns mais uma vez.

    Priscila Amancio

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