3/23/2011

ALIMENTAÇÃO DEFICIENTE DE VITAMINAS E MINERAIS PROVOCA DIVERSAS DOENÇAS, OBESIDADE E COMPROMETE A ESTÉTICA



Uma dieta pobre em nutrientes essenciais como as vitaminas e minerais pode provocar várias doenças. As vitaminas e minerais são extremamente importantes para o funcionamento adequando do corpo humano. Apresentam diversas funções e estão envolvidos em diversos mecanismos, sendo essenciais para o bom funcionamento das células, tecidos e órgãos.
As carências nutricionais, muitas vezes, têm origem genética, passadas de pais para filhos. Doenças como diarreia, desnutrição e o alcoolismo também podem colaborar para as deficiências de vitaminas e minerais.
Dentre os minerais e vitaminas que desempenham um papel fundamental no corpo, podemos citar: o cálcio, o potássio, o ferro, o zinco, a vitamina B12 e o ácido fólico. A ausência deles pode desencadear uma série de doenças como raquitismo, doenças renais, osteoporose, pedras nos rins, e muitas outras.
Po isso é importante o acompanhamento nutricional através de exames para detectar a deficiência ou até mesmo o excesso dessas suabstâncias e a adesão a uma dieta equilibrada, montada especificamente para as necessidades individuais do paciente, pois cada organismo possuí uma particularidade diferente.

Por isto não adianta nada termos muita pressa no processo de emagrecimento, aderindo a dietas restritivas, pois peso que se perde rápido, se recupera rápido, e é característico também nessas dietas a falta de nutrientes essencias, que podemos dizer que servem como "martelinhos que ajudam na quebra das células de gordura", o que dificulta a perda de peso, compromete a saúde a curto e longo prazo e ainda faz com que o corpo se sinta ameaçado, onde se chega muito rápido ao Plato do emagrecimento, ou seja, o corpo passa a guardar o que comemos, pois o metabolismo dminui o ritmo e o resultado pode ter duas vias: ou estabiliza a perda de peso ou inicia a recuperar o peso perdido.

Falta de Nutrientes e Estética:
A deficiência de nutrientes também afeta a beleza comprometendo a saúde da pele, unhas e cabelos.
Pele: Torna-se amarelada, flácida e sem viço,celulite, estrias, aspecto envelhecido;
Unhas:Ficam frágeis, quebradicças e esfareladas;
Cabelos:Apresentam queda, ocorre o afinamento dos fios, e ficam opacos e sem brilho. Quando a deficiência é muito acentuada pode ocorrer a perda total dos cabelos, sendo necessário um longo e rigoroso tratamento para que nasçam novamente.

Deficiencia de Nutrientes e Obesidade:
É muito comom uma pessoa obesa apresentar uma ou diversas carências nutricionais, ingerindo alimentos com muito açúcar, gordura e calorias vazias, sem vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, inclusive, para o bom desempenho do metabolismo que permite uma queima mais acentuada e eficaz de calorias (comprometendo o emagrecimento).
Em todos as situações mencionadas o melhor a fazer é consultar um médico e um nutricionista, para por meio de um tratamento adequado equilibrar os nutrientes do organismo, recuperando a saúde e o bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário