3/14/2011

Alimentos Antioxidantes


O nosso organismo tem a capacidade de produzir alguns elementos tóxicos chamados de radicais livres, essa produção deve-se ao oxigênio, pois ele é fundamental para garantir a nossa sobrevivência. Mas os radicais livres podem prejudicar o nosso organismo por fazerem com que as células se oxidem, um bom exemplo para compreender é a maçã quando fica em contato com o ar.
Alguns fatores podem auxiliar na produção dos radicais livres, como o álcool, açúcar, traumatismos, gordura em excesso, estresse, processos inflamatórios, entre vários outros. Para proteger o organismo dos radicais livres é preciso se alimentar de forma natural, ou seja, passar a comer alimentos fontes de antioxidantes, que tem a capacidade de preservar a saúde, reparar os danos da oxidação e até mesmo combater o envelhecimento.
Os principais alimentos que podemos encontrar a substância antioxidante são: frutas e vermelhas e roxas, como o azeite de oliva, óleo de coco extra virgem, óleo de linhaça leguminosas (feijões, lentilhas) tomate e até mesmo em chás (verde, branco, hibiscus, amora miúra); vegetais de folhas verdes e escuras.
Os vegetais que são grandes fontes de antioxidante são couve-flor, repolho, agrião, brócolis, nabo, rabanete,brotos de alfafa ou de feijão, entre outros. Esses vegetais também possuem o poder de prevenir doenças como doenças do coração, câncer de mama e muitos outros cânceres. O manjericão, a salsa e o orégano também são fontes de nutrientes protetores.
As frutas vermelhas e roxas como o morango, framboesa, jabuticaba, amora e uva são ricas em vitaminas e anioxidantes, o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e também cânceres.
As frutas cíticas como Kiwi e laranja, ricas em vitamina C, também possuem este poder protetor ao organismo.
As Castanhas do Pará ricas em selenio mineral altamente antioxidante.
O cacau também possuí efeito antioxidante, o ideal é a escolha de chocolates com 70% de cacau, mas com moderação.
Já o tomate tem a capacidade de reduzir os radicais livres que já existem no organismo, o que ajuda pra prevenção de doenças cardiovasculares, cânceres, equilibra a diabete, o excesso de peso, além de ser ótimo para o controle da hipertensão e infecções.
Destacam-se também como alimentos antioxidantes os óleos de linhaça, óleo de peixe, peixes em geral por conterem altas doses de ômega 3, substancia antiinflamatoria natural com alta função antioxidante, podemos consumir o ômega 3 também na forma de cápsulas.
Para atingirmos uma alimentação rica em antioxidantes é necessário a variação dos alimentos, quanto mais colorida for a sua dieta maior será sua proteção natural antioxidante e seu organismo agradece.

Anita Viecelli Konrath - Nutricionista. CRN2: 8751.
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