3/17/2011

Canela e Suas Propriedades Medicinais

A canela tem atividade antioxidante extremamente alta, e o óleo da canela tem propriedades antibacterianas e anti-fungos fortes. A canela é também uma grande fonte de manganês, de fibra, de ferro, e de cálcio. Como consequência, se utilizou como remédio caseiro eficaz para:

* Reduzir níveis de açúcar de sangue e tratando a diabetes do tipo 2.
* Baixar o colesterol.
* Ajuda da digestão.
* Tratar diarreia.
* Curar resfriado comum.
* Redução de dor das artrites.
* Memória de impulso e função cognoscitiva.
* Tratar dores de molares.
* Eliminação da má respiração.
* Curar dores de cabeça e de enxaqueca.

Os resultados preliminares de estudos indicaram que a canela tem propriedades anti-fungos, antibacterianas e anti-parasitas. A canela é eficaz contra a candidíase vaginal, candidíase oral, úlceras estomacais e os piolhos principalmente.
Em um estudo publicado pelos pesquisadores no Ministério de Agricultura dos EUA em Maryland, a canela reduziu a proliferação das células cancerígenas da leucemia e do linfoma.
Os estudos mostraram que meia porção de canela por dia pode diminuir o colesterol LDL (ruim).
Vários estudos sugerem que a canela possa ter um efeito regulador sobre o açúcar no sangue, fazendo-o especialmente beneficente para pessoas com diabetes tipo 2.
Em um estudo na universidade de Copenhague, pacientes que consumiram metade de uma porção de pó da canela combinada com uma colher de sopa de mel a cada manhã antes que o café da manhã tivesse sido ingerido, sentiam significativo alívio na dor da artrite depois de uma semana e poderia caminhar sem dor no prazo de um mês.
A canela tem propriedades anti-inflamatórias. Muitos de nós comem as porções de comidas fritas, gorduras e alimentos processados, e estas comidas causam a inflamação de nossos tecidos e órgãos internos, e esta inflamação se ligou a uma das doenças mais perigosas para a vida – doença cardíaca. Dietas anti-inflamatórias são meios para a redução de ocasiões dos ataques do coração, dos movimentos e da doença cardíaca. Isto é citado em alguns livros, medicina natural:

“Um consenso cada vez maior entre cardiologista estabelece claramente a inflamação anormal em paredes da artéria como causa original da aterosclerose e da doença cardíaca coronária.”

A canela podia ser um aliado potencial a nosso favor para diminuir a inflamação
A canela pode ajudar realmente à pessoas com a diabetes do tipo 2 em que os níveis de açúcar no sangue tem controle da diabetes, e pode diminuir o colesterol LDL o colesterol total e os triglicérides (ácidos graxos no sangue). Um estudo foi conduzido pelos pesquisadores do Ministério de Agricultura dos EUA (USDA) em 2003 que mostrou que 60 pessoas no Paquistão que tinha diabetes do tipo 2, que comeram 1 grama de canela a cada dia durante 40 dias, tiveram diminuição significativa de seus níveis de açúcar de sangue, do colesterol LDL, do colesterol total e dos triglicérides.
A canela é uma fonte excelente de manganês, de fibra dietética, de ferro e de cálcio. A combinação de cálcio e de fibra pode ajudar a não utilizar a bílis, que previne dano às células, que as ajudam a prevenir o câncer de cólon. A fibra também pode ajudar com o alívio da prisão de ventre e da síndrome de intestino preso.
Já que a canela tem um efeito de anti-coagulação sobre o sangue, a precaução deve também ser exercitada quando se utiliza conjuntamente com outros produtos de diminuição de pressão tais como aspirina. As grandes quantidades de canela se devem também evitar durante a gravidez devido à possibilidade de efeitos nocivos sobre o útero, por isso é sempre importante investigar com seu nutricionista se a canela pode ser usada, pois cada organismo possuí particularidades diferentes.

Anita Viecelli Konrath - Nutricionista. CRN2: 8751.
Atendimento:
Centro de Odontologia Estética:
Av. Emancipação, 1375, sala 1. Tramandaí-RS.
Fone: (51) 3661-4656. - Quintas Feiras.
Academia Beach Fitness:
Rua 24 de setembro 156, sala 3. Tramandaí –RS.
Fone: (51) 8118-1799. - Segundas, Terças e Quartas-feiras.
Convênios: CABERGS E FUMAM.
Blog: http://anitanutricionista.blogspot.com/