3/14/2011

Intestino: Órgão Inteligente


A ciência e as pesquisas médicas têm demonstrado através de estudos recentes a importância do sistema gastrointestinal e mais especificamente do intestino, para a manutenção da saúde e do bem estar. O intestino passou a ser reconhecido como um ”órgão inteligente” por sua capacidade de selecionar entre o que comemos, o que nos é ou não útil, e por ser o único órgão do corpo humano capaz de executar funções independentemente do Sistema Nervoso Central, chegando a ser recentemente denominado por especialistas como um ”segundo cérebro”. 80% do nosso potencial imunológico esta presente neste órgão, como também o hormônio de crescimento que combate os sintomas do envelhecimento.

Alguns hormônios secretados pelo eixo cérebro intestinal, podendo citar a colecistoquina , a leptina e polipeptídio Y, são poderosos agentes de saciedade, conseqüentemente bloqueando a obesidade. A leptina é responsável pela magreza, promovendo menor ingestão alimentar e incrementando o metabolismo energético e regulando o metabolismo de glicose e de gorduras. A leptina também é formada no epitélio intestinal, isto poderia explicar porque as mulheres com problemas intestinais e diminuição da leptina, têm mais obesidade.

Diante disto podemos destacar o quanto é importante darmos atenção a este órgão, colaborando para o seu bom fuincionamnto através da alimentação variada e equlibrada, rica em fibras, alimentos integrais, frutas, verduras, lactobacilos e afastando o uso de laxantes químicos, que agridem e ao longo do tempo podem ocasionar sérias lesões intestinais.

Anita Viecelli Konrath - Nutricionista. CRN2: 8751.
Atendimento:
Centro de Odontologia Estética:
Av. Emancipação, 1375, sala 1. Tramandaí-RS.
Fone: (51) 3661-4656. - Quintas Feiras.
Academia Beach Fitness:
Rua 24 de setembro 156, sala 3. Tramandaí –RS.
Fone: (51) 8118-1799. - Segundas, Terças e Quartas-feiras.
Convênios: CABERGS E FUMAM.
Blog: http://anitanutricionista.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário