3/17/2011

Limão - Fruta Excelente


O limão é um poderoso aliado da saúde, ajuda a combater várias doenças e prevenir outras.
No Brasil, as variedades mais conhecidas são: limão-tahiti, limão-cravo, limão-galego e limão siciliano. Uma das importantes ações do limão está relacionado a substância chamada d-limoneno, presente na casca do limão, um princípio ativo, que ajuda a combater a ansiedade, a depressão ou o cancro, para além de dissolver cálculos renais e desentupir as artérias.
O limão é uma fruta maravilhosa que pode ser encontrada em praticamente todas as partes do mundo e vem sendo usada com inúmeras finalidades medicinais e preventivas.
Os principais minerais presentes nas diferentes partes do limão são: sílica, cálcio, ferro, manganês e cobre. É rico também em vitaminas B1, B2 e B3 e recomendado na prevenção de doenças do sistema nervoso. Cerca de 7% do suco do limão é composto pelos ácidos cítrico e ascórbico (vitamina C). "Isso explica por que o limão ganhou a reputação secular de prevenir o escorbuto. Tais ácidos do limão interferem no bom funcionamento das glândulas endócrinas.
por sua riqueza em sais minerais e em ácido cítrico, tem a propriedade de manter as células jovens, oxigenadas e ativas. Devido ao seu teor de vitamina PP (niacina - componente de coenzimas relacionadas às enzimas respiratórias e vasodilatadoras), é um alimento recomendado na prevenção de problemas cardiovasculares, pois protege as artérias.
O limão é reconhecido milenarmente como um antibiótico e antisséptico intestinal. Tomado em jejum e de forma diluída, cicatriza os tecidos intestinais e elimina a putrefação. Na Índia, o suco de limão é a bebida sagrada do desjejum matinal, agindo como agente de purificação, regulação e antídoto de envenenamento ou intoxicaçã. Sua ação laxante regula os intestinos, esteja ele solto ou constipado. E ainda, com seu poder adstringente, reduz a formação dos gases intestinais. Dessa forma, evita o inchaço do estômago e dos intestino.
Rico em enzimas e sais minerais, depois de uma refeição pesada, é recomendado que se tome suco fresco de limão diluído num chá digestivo ou água morna para acelerar a digestão e a desintoxicação.
O consumo regular e correto do limão irá facilitar a liberação dos excessos de gordura corporal, assim como evitar a formação de tais depósitos.
neutraliza e ajuda na expulsão de toxinas. Com essa ação desintoxicante e digestiva, é indicado também para estimular os sistemas cardiovascular e respiratório. Seu suco ajuda a reduzir a viscosidade do sangue de pessoas hipertensas ou com históricos de colesterol ou triglicérides elevados. Portanto, o limão é um hipotensor natural". O limão é ainda recomendado na prevenção e tratamento de disfunções hepáticas e pancreáticas.
É ainda usado no tratamento de disfunções do trato urinário, pois é um dos melhores diuréticos que existem. O consumo diário evita a formação de cálculos (renais e vesicais), como de aglomerados de células como cistos e tumores.
Mas, como se sabe, qualquer alimento em excesso se torna prejudicial, portanto converse com seu nutricionista sobre a dosagem indicada para seu caso.

Anita Viecelli Konrath - Nutricionista. CRN2: 8751.
Atendimento:
Centro de Odontologia Estética:
Av. Emancipação, 1375, sala 1. Tramandaí-RS.
Fone: (51) 3661-4656. - Quintas Feiras.
Academia Beach Fitness:
Rua 24 de setembro 156, sala 3. Tramandaí –RS.
Fone: (51) 8118-1799. - Segundas, Terças e Quartas-feiras.
Convênios: CABERGS E FUMAM.
Blog: http://anitanutricionista.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário