3/21/2011

Suplementos Alimentares - Matéria Importante


FONTE: http://revistawomenshealth.abril.com.br/edicoes/029/nutricao/ativar-combustivel-extra-621021.shtml?pag=1
--


Ativar combustível extra
Na bagunça do dia a dia que mistura trabalho, baladas, vida pessoal e academia, um suplemento pode, sim, ajudar você a se alimentar melhor e a conquistar mais benefícios na academia. Talvez seja a hora de você incluir um deles em sua dieta.
Cobranças do chefe, festas com as amigas, encontro com o namorado, pós-graduação nas noites de quinta, academia três vezes por semana... Pois é, às vezes só mesmo sendo uma mulher maravilha para conseguir comer dentro da proporção ideal de proteínas, gorduras e carboidratos — seja para manter o peso em dia, seja para tentar mudá-lo. Bem, os avanços científicos já pensaram nisso.

É aqui que entram os suplementos alimentares. “Se a pessoa faz mais do que só simplesmente viver, ela pode precisar de uma energia extra, que não é obtida pela alimentação”, diz Paulo Correia, coordenador do Laboratório de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e consultor de WH. “Os suplementos podem garantir esse aporte maior.”

Os especialistas sabem que eles são uma mão na roda para não apenas quilibrar sua alimentação como também para ajudar em algum objetivo muito especial. “Um suplemento consegue fornecer um nutriente específico, de forma isolada, no exato momento em que ele é necessário para turbinar um exercício”, exemplifica Karina Kwasnicka, secretária executiva da Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenturi). Você precisa da proteína do leite mas tem alergia a lactose? Há um produto indicado para você. Quer mais energia para aguentar aquele 1 km a mais no treino de corrida? Também entra na conta dos suplementos.

Mas é preciso entender que cada pessoa tem sua necessidade. “Uma mulher pode ter facilidade para ganhar músculos mas dificuldade para perder gordura ao mesmo tempo”, diz a nutricionista Mariana Klopfer, da Consultoria Nutricius, em São Paulo. “Aí, pode não aproveitar bem o produto que a ajude a ganhar massa.” Por isso, a orientação nutricional de um especialista é indispensável — inclusive para ter certeza da real necessidade de fazer a suplementação. “Algumas vezes, só ajustar a alimentação e levar o treino mais a sério basta para alcançar a meta”, garante Paulo Correia.

Quem deve fazer essa orientação é o nutricionista — não o personal, que não tem formação específica na área; nem suas amigas, que muitas vezes nem receita de bolo acertam. Isso porque os suplementos funcionam de forma muito específica, e seu uso envolve alguns riscos. “Qualquer um precisa ter a consciência de que esse tipo de produto, tomado de forma errada, pode fazer mal — sobrecarregando os rins, por exemplo, ou até acumulando gordura”, afirma Karina. Algumas vezes, o pacote traz coisas que nem se imagina. Um levantamento recente do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, constatou que 25% das amostras de suplementos apreendidos pela polícia continham substâncias anabolizantes.

FONTE: http://revistawomenshealth.abril.com.br/edicoes/029/nutricao/ativar-combustivel-extra-621021.shtml?pag=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário