4/25/2011

DICAS PARA UM EMAGRECIMENTO SEGURO E SAUDÁVEL


A perda de peso é um processo que requer alguns cuidados para que seja eficaz e saudável.
A dieta correta deve ser individualizada às necessidades de cada organismo, pois cada um reage de maneira diferente ou possuí necessidades também diferentes. Essa análise se faz através do sexo, idade, atividades cotidianas e física, peso, altura, e estilo de vida.
Não é recomendad de maneira alguma deixar de comer aquilo que o corpo necessita, pois a falta de nutrientes além de prejudicar o estado de saúde pode levar a frustrações na hora de encarar a balança.
Abaixo confira algumas regrinhas básicas:

-Tome muita água e, ao mesmo tempo evite tomar álcool.

-Deixe lavada e a mão sua fruta preferida, para comer no momento em que sinta a sensação de fome entre as refeições.

-No que se refere à forma de cozinhar, é melhor ao vapor, cozidos, grelhados ou assados no lugar de fritar os alimentos.

-Não se esqueça de evitar um consumo excessivo de sal,ele retém líquidos e eleva a pressão arterial e inclusive é melhor o substituir por ervas aromáticas.

-Praticar pelo menos 30-45 minutos por dia em uma atividade física de moderada intensidade (por exemplo: caminhada rápida);

-Evite longos períodos de jejum, a cada 4 hs que ficamos sem comer o corpo sente-se ameaçado e ativa uma enzima chamada Ácido Graxo Sintetase, que tem por função acumular reservas de nergia sob a forma de gordura corporal;

-Opte por alimentos integrais;

-Aumente as porções de saladas, vegetais e legumes;

-Praticar pelo menos 30-45 minutos por dia em uma atividade física de moderada intensidade (por exemplo: caminhada rápida);

-Aprecie sua refeição, comendo devagar. Esse processo permite que a chegada do alimento ao estômago seja lenta, o que implica em maior tempo para o órgão enviar mensagem para o cérebro diminuindo a vontade de comer mais;


-Alimentos diuréticos podem ajudá-lo a não reter líquidos durante o processo de perda de peso: erva doce, salmão, coentro, berinjela e endívias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã, abacaxi, melancia, melão e maracujá;

-Prefira os queijos brancos. O queijo é rico em proteínas e apresenta teor variado de gordura. A quantidade de gordura pode ser percebida pela cor do queijo. Quando mais amarelado maior é seu teor de gorduras;

-Evite muitos liquido durante as refeições. Seu excesso dilui o suco gástrico, distende as paredes do estomago sobrecarregando todo intestino e prejudica a assimilação dos nutrientes;

-Evite o consumo de molhos à base de creme de leite ou maionese. Substitua por iogurte light.

-Evite o consumo de gordura animal. Retire a pele ou gordura aparente das carnes ;

-Evite o consumo de calorias vazias (doces, balas, açúcar refinados). O corpo utiliza uma parte como energia e o restante é acumulado na forma de gordura;

-Foque no seu objetivo, sua força de vontade é sua maior aliada, mesmo que em algum momento encarar a perda de peso se torne difícil, mantenha sua persistência, com calma e paciência os resultados aparecem.


Anita Viecelli Konrath - Nutricionista. CRN2: 8751.
Atendimento:
Centro de Odontologia Estética:
Av. Emancipação, 1375, sala 1. Tramandaí-RS.
Fone: (51) 3661-4656. - Quintas Feiras.
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