4/21/2011

Frutas Oleaginosas


As frutas oleaginosas são sementes riquíssimas em nutrientes. Representadas pelas nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, entre outras, são bastante conhecidas pelo seu alto teor calórico, porém podem trazer também diversos benefícios para a saúde. Fornecem as gorduras boas (mono e polinsaturadas), que reduzem o colesterol e atuam como antioxidantes, proteínas essenciais para a formação e recuperação muscular, além de Vitamina E e Selênio, que também apresentam importante ação antioxidante.

O alto teor calórico não contra indica o consumo das frutas oleaginosas, desde que, a quantidade seja orientada individualmente, dentro de um plano alimentar balanceado. Seus benefícios devem ser transmitidos ao organismo, mas com moderação, para que os nutrientes sejam fornecidos sem caracterizar um excesso calórico, especialmente aos que controlam o peso corporal e percentual de gordura.

Estudos demonstram que as frutas oleaginosas, como a castanha e a amêndoa, por exemplo, diminuem o risco de ataques cardíacos e são ótimas para a pele e cabelo.

As amêndoas, por exemplo, são ricas em vitaminas E, B1, cobre, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gordura não-saturada. Além disso, elas contêm benzaldeído, ingrediente que ajuda a remover os radicais livres das células e diminuem em 50% as chances de problemas do coração, quando consumidas regularmente.

As castanhas também protegem o sistema cardiovascular e aumentam a imunidade e o bom colesterol (HDL), além de colaborar nos processos antiinflamatórios, na cicatrização e, por serem ricas em ômega-6, contribuem para a beleza da pele e dos cabelos.

Benefícios das frutas oleaginosas mais consumidas:

Nozes: Por conterem grande quantidade de calorias, são famosas como fonte de energia. Além disso, nozes são uma ótima fonte de vitamina E, potássio e proteína vegetal.
Castanha-do-Pará: Fornece o mineral selênio, que é antioxidante, magnésio e ácido graxo ômega 3 benéfico para a saúde
Avelãs e amêndoas: São ricas em potássio e vitamina E. Além disso, avelãs contêm boas quantidades de cálcio.
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Anita Viecelli Konrath - Nutricionista. CRN2: 8751.
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