5/18/2011

BENEFÍCIOS DA MAÇÃ


A maçã pertence à família das Rosáceas. O nome específico da maçã é Malus domestica Borkh.

A maçã além de visualmente muito atrativa, de sabor delicioso e consumo amplamente desejado apresenta um valor nutricional como alimento invejável perante outras frutas.
Contém 85% de água e em torno de 60 calorias por 100g. A presença de açúcares e uma pequena quantidade de ácidos orgânicos, principalmente o málico, são responsáveis pelo sabor característico da maçã. Esta fruta tem dois componentes importantes: o potássio e a pectina – um tipo de fibra solúvel que ajuda no controle das taxas de colesterol.

Uma maçã bem nutrida de + / - 100 gramas (calibre 180) oferece os seguintes teores:

Fósforo (8mg): Bom para o cérebro e memória. Ajuda no desenvolvimento e na manutenção dos dentes e ossos. Essencial para as funções musculares e dos nervos e na liberação de energia. Aumenta a absorção de outros nutrientes. Necessário para a formação de DNA e membranas celulares.
Cobre (0,10 mg): Bom para o coração e purifica o sangue. Parte das proteínas e enzimas ligadas às funções cerebrais e das células vermelhas. Relacionado com o metabolismo do ferro, a saúde dos ossos e síntese das proteínas. Desempenha papel importante na pele, no cabelo e na pigmentação dos olhos.
Cálcio (4 mg): fortificante, bom para os ossos. Ajuda na formação e manutenção de dentes e ossos fortes. Ajuda a reduzir o risco de osteoporose. Auxilia na coagulação do sangue. Atua na contração muscular e ajuda o funcionamento normal dos nervos. Regula os batimentos cardíacos. Pode ser eficaz para a prevenção e tratamento de hipertensão associada à gravidez.
Sódio (2 mg): Bom para o bom funcionamento de todo o organismo.
Potássio (135 mg): É diurético, bom para os rins. Essencial para muitos processos metabólicos celulares. Necessário para a condução de impulsos nervosos em tecidos como do coração, cérebro e músculos esqueléticos.
Ferro (0,23 mg): Bom para o coração e para a formação dos glóbulos vermelhos (sangue). Parte essencial da hemoglobina. Previne a anemia por carência de ferro. Parte essencial de certas enzimas metabólicas.
Celulose (1 g): Bom para o adequado funcionamento da digestão e intestinos.
Carboidratos (13,8 mg): Bom para os músculos (fonte de energia).
Lipídios (0,4 g): Baixo teor de gorduras.
Vitaminas: Fonte de vitaminas naturais (Vitamina A 0,03 mg, Vitamina B 0,04 mg e Vitamina C 4 mg).

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