6/06/2011

BRÓCOLIS - BENEFÍCIO E UMA RECEITA PRÁTICA E SABOROSA


O brócolis é um vegetal muito utilizado na gastronomia, com ele podem ser feitos pratos requintados e maravilhosas saladas. Esse alimento é constituído por nutrientes que trazem uma série de benefícios para a saúde humana.

Composto por ramos verdes e talos, o brócolis tem um sabor exclusivo, que se torna mais apreciado quando se acrescenta algum tipo de tempero. O vegetal começou a ser cultivado na Europa, mas não demorou muito para que todos os países aderissem ao cultivo.

Além de nutritivo, este importante alimento que faz parte do grupo das crucíferas, ajuda a proteger contra vários tipos de câncer, conforme estudos já comprovados cientificamente. Estes estudos indicaram que pessoas que consomem grandes quantidades de brócolis tem reduzido risco de terem tumores malignos, principalmente: cólon, mamas, colo do útero, pulmões, próstata, esôfago, laringe e bexiga.Algumas substâncias presentes no brócolis bloqueiam a ação de hormônios que estimulam a evolução dos tumores, enquanto outras inibem o crescimento destes, ou fomentam a ação de enzimas protetoras. O brócolis também possui alto teor de bioflavonóides, que são substâncias protetoras contra as mutações celulares.

Também possui um teor significativo de fibras que ajuda no funcionamento do intestino, além de ser pouco calórico - ideal para manter a forma, uma xícara de brócolis contém apenas 40 calorias.O brócolis é um alimento muito sensível a ação da luz, do ar e da água, por isso ao cozinhar, deixe o menos possível na ação do calor e utilize preparação ao vapor que mantém os nutrientes


INFORMAÇÕES:

-O brócolis é um vegetal cujas folhas, flores e talos são comestíveis.
-É um alimento rico em cálcio (importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes).
-O brócolis é uma boa fonte de vitaminas A e C.
-Também apresenta ácido fólico (indicado para gestantes), selênio e potássio.
-A produção de brócolis ocorre durante todo o ano.
-É utilizado na culinária das seguintes formas: refogado, em sopas, suflês e saladas.
-Este vegetal é originário do continente europeu.
Ao comprar, deve-se dar preferência aos bem verdinhos.


ARROZ INTEGRAL COM BRÓCOLIS:
Ingredientes:
•2 dente(s) de alho amassado(s)
•1 colher(es) (chá) de azeite
•1 maço(s) de brócolis picado(s)
•1 xícara de Champignhon
•2 xícara(s) (chá) de arroz integral cozido(s)
- 2 folhas de mangericão
Sal a gosto
Preparação:
Refogue o alho no azeite, junte o brócolis e os champignhons e deixe mais 5 minutos. Misture o arroz, o mangericão e a cebolinha.

Rendimento:
6 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário