6/28/2011

NUTRIENTES QUE FORTALECEM A IMUNIDADE


Alimentando-se bem, de modo saudável, garantimos uma imunidade à prova de fogo. Assim fica bem mais dificil de contrairmos uma doença e ter de parar nos treinos.

Adotar praticas de alimentação e de vida saudável é mais uma recomendação que pode ajudar no combate à contaminação pela gripe suína, provocada pelo vírus influenza A do tipo H1N1. Além de adotar medidas como evitar ambientes fechados, tossir e espirar com o auxilio de um lenço descartável e lavar as mãos, é importante manter o organismo saudável por meio de alimentação adequada, prática de atividade física e sono regular.

Com uma imunidade fortalecida, o risco de contrair a gripes é menor, e uma vez que ela for contraída o nível de mortalidade é reduzido. Uma alimentação balanceada, colorida e rica em alguns micronutrientes específicos pode prevenir infecções, pois ajuda a fortalecer a barreira de defesa do organismo.

O sistema imunológico protege o organismo combatendo microorganismos invasores, que podem levar ao desenvolvimento de doenças e de complicações do vírus da gripe A.
Uma alimentação balanceada é essencial na prevenção de qualquer quadro infeccioso. Logicamente será também importante no desenvolvimento de quadros mais leves de gripe.

Nutrientes que melhoram a imunidade:
- Gorduras ¨boas¨ - Alguns ácidos graxos insaturados têm o poder de melhorar a resposta imunológica quando associado a uma alimentação balanceada. Podemos destacar os Ômega 3 e 6, que têm como principal função a regulação de algumas células imunológicas. Esses nutrientes estão em peixes e castanhas, como as nozes, castanha do Pará e caju.
- Carotenóides- Encontrados principalmente em vegetais e frutas de cores amarela, laranja e vermelhas. Ativam o sistema imunológico, logo melhoram a defesa do organismo.
- Vitamina E - Encontrado em alguns óleos vegetais como óleo de milho, soja e no azeite de oliva, sementes de girassol, germem de trigo, aveia, etc Quando ingeridos, melhoram a resposta imunológica e também é considerado um antioxidante.
- Vitamina C - Tem ação antioxidante e melhora os efeitos da vitamina E, regenerando suas fórmulas de ação quando ocorrem formações de radicais livres. Têm efeitos benéficos principalmente em infecções respiratórias e nas gripes. Fontes: laranja, acerola, limão, abacaxi, mexerica, entre outras frutas ácidas.
- Zinco- tem grande participação no sistema imune, por isso a deficiência dele leva ao aumento de infecções orportunistas. Fontes: ostras, carnes vermelhas, aves, mariscos e nozes.
- Probióticos: são bactérias benéficas contidas no iogurte, leite fermentado ou vendidas na forma de suplementos, que reforçam o sistema imune.

Nenhum comentário:

Postar um comentário