6/02/2011

Porque devemos comer varias vezes ao dia?


Muitas pessoas se alimentam apenas das refeições principais, ou seja, café da manhã, almoço e jantar, sem incluir lanches pequenos entre elas.
Isso é muito prejudicial à saúde, afinal, quando ficamos varias horas sem comer, o metabolismo fica lento, pois corpo reserva gorduras como situação de alerta, acarretando em ganho de gordura. Comer várias vezes ao dia (de cinco a seis vezes por dia) em pequena quantidade estimula o metabolismo a gastar mais energia, acelerando-o e facilitando a perda de gordura, quando estamos nos alimentando, nosso corpo também gasta calorias no ato de mastigar, engolir, digerir, absorver e transportar nutrientes. O organismo vai perceber que não ficará tanto tempo sem receber comida e, por isso, não precisará economizar e estocar calorias. Em duas semanas, a pessoa se sente mais saciada com porções menores de alimentos. Algumas pessoas acreditam que se alimentar várias vezes ao dia engorda porem estudos indicam que se alimentando a cada 3 - 4 horas, a capacidade do estômago encolhe cerca de 30% e a ingestão calórica diminui 10%, fazendo com que o metabolismo ganhe pique e o indivíduo perca peso. Quando ficamos muitas horas sem ingerir alimentos, nosso organismo precisa poupar energia para manter a glicemia (açúcar do sangue) estável. Isto faz com que o corpo ative em seu metabolismo uma enzima chamada Ácido Graxo Sintetase, QUE TEM POR FUNÇÃO ARMAZENAR O QUE COMEMOS EM FORMA DE GORDURA, como uma reverva de energia, DEIXANDO O METABOLISMO LENTO.
Inevitavelmente quando ficamos mais do que 4 hs sem se alimentar, pequenas alterações ocorrem e sua manifestação é a sensação de fome. Se este período se prolongar, muitas vezes a fome diminui e você pensa que não é preciso mais comer, porem o que ocorreu foi a utilização da massa muscular para reserva de gordura, (ou seja a perda é de músculo e não de gordura) quando vamos nos alimentar novamente, a tendência é comer 3 vezes mais para recuperar a glicemia.
A melhor opção para estes lanches dos intervalos são as frutas, barrinhas de ceral light, iogurte, bolachas de água e sal, etc. Procure uma nutricionista para dividir as refeições e as quantidades de acordo com suas necessidades, pois cada indivíduo tem suas particularidades que devem ser avaliadas e respeitadas.

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