7/13/2011

ALIMENTOS QUE AUXILIAM A MEMÓRIA


Com a velocidade cada vez maior de informações, fica cada vez mais difícil armazenarmos tudo. Os problemas de memória estão ficando cada vez mais freqüentes, devido à rotina estressante do dia a dia, onde as pessoas não têm tempo para se distrair, fazer uma boa leitura, tampouco se alimentar direito. A maioria das pessoas troca as refeições por lanches e outras besteiras.

Para prevenir a perda de memória e até mesmo adiá-la, é importante praticar exercícios, assim como palavras cruzadas, leitura diária e, para os mais esquecidos, a adesão de uma agenda para anotações.

Outro ponto influente à memória é a alimentação. Para os esquecidos, vale acrescentar à rotina alimentos como derivados do leite, peixe, laranja, ovos, brócolis, pão, morango, uvas, acerola, repolho roxo, verduras vermelhas, cenouras, entre outros.

Portanto, não espere dar um “branco” para acrescer esses aliados à sua alimentação. Confira alguns alimentos e seus benefícios para a nossa memória:

Ovo: Principal fonte de colina, não só participa da formação de novos neurônios, bem como repara as células cerebrais avariadas. Além disso, constitui a matéria-prima da acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado.

Peixe: Nutre o cérebro e a memória em particular. Protegem e fornecem vitamina D aos neurônios, renovando-os e colaborando para troca de informações entre eles.

Maçã: É uma das principais fontes de fisetina, composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais associados à memória.

Brócolis: Ótima fonte de ácido fólico, vitamina do complexo B necessária à formação do sistema nervoso do feto. Participa de reações químicas que regulam a conexão entre as células nervosas e influenciam o desempenho cognitivo.

Cereais integrais: Colaboram para a troca de informações entre os neurônios aconteça sem sobressaltos.

Azeite de oliva:
Rico em ácidos graxos monoinsaturados, que integram a membrana das células nervosas e aceleram a transmissão de informação entre elas.
Entretanto, não se esqueçam que o equilíbrio entre o mix de alimentos é indispensável ao nosso organismo. Não adianta exagerar em um e extinguir o outro da rotina alimentícia.

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