7/24/2011

Chá Branco


O chá branco age no organismo de modo muito similar ao chá verde: ajuda a diminuir os inchaços do corpo, desintoxica e colabora para acelerar o metabolismo. A diferença é que faz tudo isso de maneira mais intensa e não tem sabor tão amargo quanto outros da mesma espécie de planta.

Além disso, o chá branco é menos processado que o verde, apesar de serem extraídos da mesma planta (Camellia sinensis), razão pela qual suas substâncias benéficas, como os antioxidantes, são mais preservadas. No momento da colheita, suas folhas são retiradas muito jovens, na fase em que ainda estão cobertas por uma penugem esbranquiçada (o que explica o nome chá branco), concentrando 40% mais catequinas e polifenóis – substâncias extremamente antioxidantes e termogênicas (aceleram o ritmo do metabolismo) – que o chá verde. O branco é coletado antes de as flores se abrirem, quando há brotos cobertos por finos pêlos prateados, que lhe dão uma cor clara verde-acinzentada. Esses brotos e as folhas da planta são cozidos no vapor e submetidos a secagem. Ao contrário do verde e do preto, o chá branco não passa pela fermentação.

O chá branco também protege o coração e combate o envelhecimento. É excelente para emagrecer porque inibe as enzimas responsáveis pela compulsão alimentar, reduz a absorção das gorduras vindas dos alimentos e “varre” as impurezas do organismo, facilitando o emagrecimento.

Deve ser evitado pelos pacientes portadores de Hipertensão Arterial, pois a cafeína contida no chá pode elevar a pressão sanguínea em pessoas predisponentes.

Evite adoçar, pois açúcar e adoçante prejudicam o processo de desintoxicação. Mas se você não sabe tomar chá sem um sabor adocicado, use uma colher de chá de mel para um litro de chá branco ou coloque canela em pau na água que será levada ao fogo para preparar o chá. Coloque ao ficar pronto, algumas gotas de limão, ficará uma delícia.

As informações prestadas no Blog não substituem uma consulta individualizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário