7/11/2011

ESPECIALISTAM DESVENDAM BENEFÍCIOS DO CHÁ


FONTE: http://blog.cbesaude.com.br/2007/06/28/especialistas-desvendam-os-beneficios-do-cha/
Especialistas desvendam os benefícios do chá
28 de Junho de 2007 às 09:32 Frank Hits para esta publicação: 10077
Depois da água, o chá é a bebida mais consumida no mundo, de acordo com pesquisa publicada na Archives of Internal Medicine. Além de ser uma bebida versátil que pode ser consumida fria ou quente, existem chás de diversos sabores - que agradam até os paladares mais exigentes - e suas propriedades são benéficas ao corpo e à mente. As características naturais da bebida trazem benefícios digestivos muito importantes. “Ingerir cerca de 2 litros de líquidos diariamente favorece muito as funções digestiva e renal. Somadas todas as propriedades digestivas, o chá é um importante aliado na preservação da função intestinal”, afirma o médico Joaquim Gama - cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Chás como o chá verde, mate, boldo, camomila e hortelã são compostos por óleos e outros princípios ativos que aumentam o fluxo de suco gástrico e ajudam na digestão.
De acordo com Rosana Alves Lemos, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, as ervas e frutas quando transformadas em chás têm efeitos distintos e causam ações diferentes no organismo. “Todos conhecem o efeito calmante dos chás de camomila, erva-cidreira e melissa, mas os chás podem auxiliar ainda mais a saúde” afirma a nutricionista.
Os chás de gengibre, canela e casca de laranja, por exemplo, induzem o organismo a produzir calor e dão uma sensação de conforto, por isso são indicados para épocas frias, além de ajudar na prevenção de doenças como gripes, resfriados e pneumonias, e aliviar sintomas como mal estar, congestão nasal e desconforto na garganta. Os de alecrim, capim-limão, dente-de-leão e salsaparrilha, por exemplo, podem auxiliar na eliminação de toxinas e assim facilitar o funcionamento orgânico.
Chás de alcachofra, losna e porangaba aceleram o funcionamento do intestino e são usados como auxiliares nos regimes de emagrecimento. É importante ressaltar que esses chás não queimam gordura, apenas aceleram o metabolismo e podem até prejudicar o organismo, se consumidos em grande quantidade. Há também os chás que auxiliam no funcionamento dos rins - os de qualidade diurética -, que ajudam o bom funcionamento renal e por isto são empregados como auxiliares nos regimes dietéticos. “No oriente, sobretudo, o consumo do chá acentua seus benefícios ao psiquismo, pois seu uso geralmente é realizado em cerimônias de socialização e de construção de momentos de relaxamento, conversas agradáveis na família e entre amigos e também de atmosfera favorável à meditação”, pondera Joaquim Gama.
Os chás estão, portanto, incluídos entre os produtos naturais, gostosos e saudáveis, que não engordam, desde que tomados sem açúcar, e que ainda poderiam auxiliar na prevenção e tratamento de doenças. Alguém contesta os benefícios do chá?


Chá de laranja com Especiarias:
1 xícara (chá) de suco de laranja
1 casca de limão (pedaço pequeno)
1 pitada de canela em pó
1 cravo da índia

MODO DE PREPARO:
Em uma panela misture o suco, o limão, o cravo e 1 xícara (chá) de água e deixe ferver (cerca de 1 minuto). Retire o cravo e a casca de limão, adicione a canela e sirva.

Fonte: LVBA Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário