8/30/2011

ALIMENTOS QUE AJUDAM A REDUZIR A ANSIEDADE



A ansiedade em excesso é uma grande vilã para quem busca a perda de peso.
Geralmente ingerimos alimentos nao por estarmos com fome e sim como uma fuga, uma busca pelo prazer que alivia a ansiedade e geralmente a procura é por alimentos muito calóricos como doces, alimentos prontos, frituras, etc. Isto gera aumento do peso e este aumento causa mais aniedade, na verdade, torna-se um ciclo vicioso.
Alguns alimentos podem ajudar a longo prazo a reduzir este mal que hoje em dia é muito comum, em função do grande stress de trabalho no qual muitas pessoas estão submetidas que geram grande ansiedade.
A ansiedade gera um distúrbio emocional que faz com que percamos o controle e cedamos aos mais estranhos impulsos, como o de comer além da conta!
Na verdade, o que acontece é a pessoa tenta emagrecer, mas acaba comendo de forma exagerada durante uma certa hora do dia. Com isso a dieta desanda totalmente. O mais grave é que, ao perceber que não conseguiu atingir o seu objetivo, ela acaba se sentindo fracassada e comendo ainda mais.

A única saída para este problema é fazer um tratamento multiprofissional. Ou seja, além de contar com o auxílio de uma nutricionista, o paciente que quer emagrecer precisa ter um acompanhamento psicológico e a orientação de um profissional de Educação física, que vai dar todas as instruções para as atividades físicas. Desta maneira, você consegue emagrecer de um jeito saudável.


Alguns Alimentos que ajudam contra a ansiedade:

Maracujá: tanto a folha como a fruta são ricos em passiflorina,substância que age no sistema nervoso baixando a ansiedade.
Coma a própria fruta e não o suco, que pode perder parte das propriedades calmantes.

Pistache: é fonte de vitamina B1 (tiamina), essencial na produção de neurotransmissores relacionados ao bem-estar.
Essa vitamina também participa da conversão de glicose em energia, que, em falta, causa irritação.

Chá de melissa: também conhecida como erva-cidreira, essa folha combina flavonóides com ação sedativa.
É importante beber a infusão logo após o preparo.

Abacate: a combinação de nutrientes que a fruta traz na polpa regula os níveis do hormônio cortisol( um dos principais agentes por trás da irritabilidade).

Alface: possui efeito tranqüilizante por ter lactucina, especialmente no talo, que deve fazer parte da salada junto ás folhas.

Amêndoa: além da vitamina E e zinco, nutrientes que amenizam os estragos provocados pelo nervosismo, essa oleaginosa tem arginina, uma partícula de proteína que promove relaxamento.

Banana: rica em triptofano e vitamina B6, nutrientes que estimulam a síntese de seratonina no cérebro, substância responsável pela sensação de prazer e bem estar.
As informaçãoes contidas no site nao substituem uma consulta individualizada.


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