8/14/2011

Curry - Ouro em pó


O Curry é uma especiaria de origem indiana composta por vários ingredientes, que podem variar conforme a região em que ele foi produzido.

O curry é um dos personagens mais antigos da história dos temperos. Segundo os registros disponíveis, a idéia de misturar diversas especiarias e ervas para incrementar o sabor das receitas teve sua origem na Índia. O termo curry é derivado da palavra kira, do tamil, língua falada no sul da Ásia, que significa molho.

Dentre esses ingredientes, encontramos: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos. No seu preparo, esses temperos são torrados, moídos e usados em diferentes dosagens.

Existem currys que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente o curry servia para temperar exclusivamente o arroz, mas atualmente é usado para o preparo de inúmeras receitas.

Mas o fato é que, além de ser um tempero multifuncional e que cai bem numa infinidade de receitas, o curry também vem se mostrando um excelente auxiliar para a saúde humana. Nos últimos anos, foi descoberto que o tempero tem capacidade de defender as células do corpo.

Pesquisas realizadas no National Institutes of Health, demonstraram que a curcumina ativa a hemeoxigenase, enzima que protege as células contra os danos causados pelos radicais livres e desta forma, ela ajuda a proteger o cérebro contra as doenças neuro-degenerativas como a doença de Alzheimer e Parkinson. Além disso, a curcumina demonstrou ter ação antibacteriana, antiinflamatória, antiviral e se mostrou eficaz na proteção das doenças cardiovasculares e o câncer.

Trabalhos realizados na Universidade do Texas, com hindus que consumiam entre 100 e 200 mg de curry diariamente, mostraram uma alta prevalência de proteção ao câncer de cólon, mama e próstata nesses indivíduos.

Na culinária, é uma especiaria ideal para dar sabor às carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, moluscos, assados em geral e cozidos.

Hoje em dia econtramos o Curry em lojas de produtos naturais e mercados.

O acréscimo diário de uma colher de chá de cúrcuma às sopas molhos e pratos de massas, representa um modo simples, rápido e econômico de ter um aporte suficiente dessa substância e com isso, além de dar um toque e sabor diferente aos alimentos, você ainda estará prevenindo doenças.

Arroz Integral ao Curry
Ingredientes
2 colher (sopa) de óleo de soja
1/2 unidade de cebola picada(s)
1 colher(es) (café) de curry
2 copo(s) de arroz integral lavado(s) e escorrido(s)
4 copo(s) de água fervente
sal a gosto

Modo de preparo
Doure a cebola no óleo, coloque o curry, o arroz e refogue bem. Acrescente a água fervente e o sal, deixando cozinhar em fogo brando sem mexer. Retire do fogo e sirva.
Dica: quando estiver quase cozido, ou seja, nos últimos 10 minutos de cozimento adicione 1 xícara de cenoura picada.







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