8/28/2011

A IMPORTÂNCIA DAS CORES NA ALIMENTAÇÃO


A influência das cores dos alimentos em nosso organismo vai muito além da atração visual que elas provocam. Cada cor, identifica um nutriente específico presente nos alimentos.

Portanto, devemos consumir uma dieta bem variada e colorida, pois assim estaremos garantindo o consumo dos diversos nutrientes necessários para a manutenção da saúde do nosso organismo, visto que cada alimento contém nutrientes diferentes. Sendo assim, quanto maior a variedade e mais colorido for o seu prato, melhor!

A saúde agradece e a perda de peso também se torna mais fácil, quanto maior a variedade de cores mais nutrientes circulantes no organismo e o resutado é melhora geral no estado de saúde e evolução na diminuição das medidas e de quebra ainda lucramos com a melhora da pele, cabelos e unhas, neste caso, ao adotarmos uma alimentação variada e colorida a estética vem de graça...

Cores dos alimentos e suas características nutricionais:

Amarelos e alaranjados
São fontes de carotenóides que são precursores da vitamina A . Ricos também em vitamina C, que é um potente antioxidante, fundamental para a proteção das células. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico.

São eles: abacaxi, abóbora, ameixa amarela, batata baroa, batata doce, caju, carambola, batata inglesa, caqui, cenoura, damasco, gengibre, laranja, mamão, manga, maracujá, mexerica, melão, moranga, milho, pêssego, pimentão amarelo, tangerina, sapoti, etc.

Vermelhos
Assim como os amarelos e alaranjados, os vermelhos também são fontes ricas em carotenóides (precursor da vitamina A). Também são ricos em licopeno,um antioxidante relacionado à prevenção do câncer de próstata.

Favorecem a melhor circulação sanguínea, bom para o coração, olhos e pele.

São eles: goiaba vermelha, acerola, melancia, morango, pêra vermelha, pimenta, pimentão vermelho, romã, rabanete, tomate, caqui, uva vermelha, ciriguela, cereja, framboesa, cebola vermelha, etc.

Roxos e azulados
Contém vitaminas do complexo B (niacina), minerais, potássio e vitamina C. Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo, retardam o envelhecimento (substancias antioxidantes).

São eles: berinjela, alcachofra, repolho roxo, jaboticaba, amora, ameixa preta, almeirão roxo, alface roxa, azeitona preta, beterraba, figo roxo, batata roxa, uva roxa, jamelão, alho roxo.

Verdes
Ricos em ferro, cálcio, fósforo, vitamina A e clorofila. Promovem o crescimento, ajudam na coagulação sanguínea, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue.

São eles: couve, abobrinha verde, pimentão verde, abacate, azeitona, cebolinha, brócolis, alface, acelga, almeirão, jiló, chuchu, ervilha, limão, kiwi, quiabo, pepino, salsa, uva verde, vagem, mostarda, etc.

Marrons
São ricos em vitaminas do complexo B, vitamina E e fibras. Melhoram o funcionamento do intestino, estão relacionados a prevenção de doenças como o câncer e obesidade. São ricos em antioxidante, regulam os níveis de lipídios sanguíneos.

São eles: aveia, castanhas, nozes, cereais integrais, dentre outros.

Brancos
Ricos em vitaminas do complexo B e flavonóides, atuam na proteção das células. Estão relacionados a produção de energia no organismo e no bom funcionamento do sistema nervoso.

São eles: couve-flor, cebola, graviola, cogumelo, nabo, pêra, batata baroa, cará, aipim, alho, aspargo, banana, cará, inhame, etc.

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