9/09/2011

Alimentos que Ajudam a Diminuir a Gordura Abdominal


O abdômen é recipiente natural de gordura corporal - Essa área é preocupante para a saúde e estética da mulher, que quando se descuida pode criar os famosos ‘pneuzinhos’, gerar problemas orgânicos e atrasar o metabolismo, que se preocupa em queimar o acúmulo de gordura.

Porém, nada está perdido. Além dos exercícios sempre recomendados para melhorar o nosso desempenho corporal, alguns alimentos também são altamente indicados para a eficácia na redução da gordura abdominal.

Uma alimentação associada ao consumo adequado de fibras (principalmente solúvel) e a atividade física podem ajudar no emagrecimento e na redução de gordura como um todo.

As fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico, são responsáveis pelo aumento da viscosidade do conteúdo intestinal e pela redução do colesterol plasmático. As mesmas formam uma camada de proteção à mucosa do estômago e do intestino delgado, dificultando absorção de gordura, podendo reduzir o colesterol sanguíneo e os lipídios teciduais. Fornecem a sensação de saciedade. Dessa forma, nos alimentamos menos e consequentemente contribuímos com o emagrecimento. Daí a explicação de que certos alimentos que contêm essas fibras podem reduzir a gordura abdominal e até ajudar a perder alguns quilinhos.

Os alimentos que contêm essa característica e que podemos (e devemos) adicionar à nossa rotina são: aveia, laranja com bagaço, goiaba, maçã, pêra, manga, ameixa, feijão, ervilha, lentinha, couve, repolho e couve de Bruxelas.

QUE ALIMENTOS PODEM “DIMINUIR” A BARRIGA?
É impossível não mencionar a importância de um funcionamento intestinal regular (no mínimo 1 vez ao dia, sem esforço). E para que isso ocorra é preciso tomar água e ingerir em torno de 25 a 30 gramas de fibras solúveis e insolúveis por dia.


FIBRAS SOLÚVEIS
EFEITO: absorvem água, colaboram com a consistência macia das fezes e aumentam o bolo fecal.
ONDE ENCONTRAR: aveia, leguminosas frescas e secas como feijão, grão-de-bico, fava, lentilha e soja, frutas frescas –laranja (com bagaço e a parte branca), mamão, pêra, uva, figo, maçã, manga, ameixa fresca, mexerica, abacaxi, banana-prata etc; e frutas secas.


FIBRAS INSOLÚVEIS
EFEITO: além de aumentarem o bolo fecal, evitam a reabsorção da água pelo intestino e auxiliam no peristaltismo (movimento intestinal para eliminação das fezes).
ONDE ENCONTRAR: cascas de frutas e cereais integrais, farelo e gérmen de trigo, alface, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre, nabo, repolho, rabanete, cenoura, mostarda, brócolis, pimentão e outros.


SEMENTES E FRUTOS OLEAGINOSOS
EFEITO: promovem a lubrificação intestinal.
ONDE ENCONTRAR: nozes, avelã, amêndoas, castanhas, amendoim, pistache, sementes de gergelim, linhaça.


LAXANTES NATURAIS
Ameixa, mamão e tamarindo contêm uma substância laxativa que não é prejudicial ao intestino. Por isso podem ser consumidos regularmente.
O NUTRIENTE QUE TIRA A FOME E A BARRIGA


-FENÓIS: O QUE FAZEM?
Aumentam a queima de energia ao regular as glândulas renais e a tireoide.
ONDE ENCONTRAR? Cereja, damasco, kiwi, maçã, morango.


-LIGNANAS: O QUE FAZEM?
Reduzem o armazenamento de gordura na barriga e no quadril; amenizam a TPM e os sintomas de menopausa; diminuem o risco de câncer de colo, ovário e mama.
ONDE ENCONTRAR? Castanha de caju, gergelim, óleos, girassol e linhaça.


-LIMONOIDES: O QUE FAZEM?
Aumentam a produção de bílis (que dissolve a gordura); estimulam o fluxo linfático para reduzir a celulite; aumentam a imunidade e diminuem risco de AVC.
ONDE ENCONTRAR? Frutas cítricas, como laranja, limão e mexerica.


-SULFORAFANE: O QUE FAZ?
Ajuda o fígado a queimar gordura; previne o envelhecimento precoce aumenta a libido; reduz o risco de diabetes, de doenças do coração e de câncer.
ONDE ENCONTRAR? Brócolis e vegetais verde-escuros.


-ANTOCIANINAS: O QUE FAZEM?
Aceleram o metabolismo e estimulam a queima de açúcar. Também ajudam na concentração e no fortalecimento da memória.
ONDE ENCONTRAR? Abacate, berinjela, cereja, manga e uva.


-CAROTENOIDES: O QUE FAZEM?
Equilibram as taxas de açúcar no sangue; diminuem e estimulam o uso da gordura armazenada. Melhoram a visão; protegem a pele do sol; aumentam a fertilidade.
ONDE ENCONTRAR? Abóbora, cenoura, melão, melancia e tomate.


-REVERASTROL: O QUE FAZ?
Reduz a gordura da barriga e aumenta a sensação de saciedade. Diminui o colesterol; melhora a circulação; diminui o risco de doenças cardíacas e de AVC.
ONDE ENCONTRAR? Amendoim, uva vermelha e vinho tinto.


-ALICINA: O QUE FAZ?
Auxilia o fígado a queimar gordura; reduz o colesterol ruim; melhora a pressão sanguínea.
ONDE ENCONTRAR? Alho, alho-poró, cebola e cebolinha.

As quantidades corretas desses aliemntos devem ser avaliadas por um profissional Nutricionista, pois cada indivíduo possuí uma neccesidade particular.

COMA:
Saladas cruas- As fibras das hortaliças ajudam no controle do colesterol e na manutenção do peso adequado, sem acúmulo de gorduras na barriga. Peixes de águas profundas.- Salmão, atum, bacalhau e sardinhas dentre outros são ricos em ômega 3, que protegem de obstruções coronárias e de acúmulo de gorduras no abdômen.

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