9/21/2011

Brócolis - Benefícios



Um vegetal bastante comentado é o brócolis, pois graças ao seu elevado teor de cálcio é usado até na medicina, tornando-se um construtor dos ossos e dentes. Além disso, pesquisas têm comprovado que o vegetal tem um grande potencial como protetor contra doenças e também está ligada no controle da obesidade.

Cientistas canadenses apontam que o brócolis ajuda a diminuir o risco de câncer. Em seus experimentos, notaram que o sulforafano encontrado no alimento se mostrou capaz de conter o crescimento de tumores em geral, age logo na gênese da doença, inibindo a proliferação de células defeituosas.

Possui ainda outros compostos ativos, como os isotiocianatos, os flavonóides e os carotenóides, todos considerados guardiões das nossas células. Agem principalmente contra o envelhecimento.

Outro benefício, desta vez apontado por pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra, é ótimo para diabéticos.

Os estudiosos verificaram em células humanas que moléculas presentes nessa verdura protegem os vasos sangüíneos dos maus efeitos provocados pelo excesso de açúcar. O ator principal desta função é, novamente, o sulforafano.

A pesquisa continua com a investigação da função de outras substâncias do brócolis na prevenção de danos nos rins e na retina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário