10/23/2011

Alimentos Fotoprotetores


O verão esta chegando e a busca por um bronzeado bonito cresce cada vez mais.

Para isso, hidratantes e protetores solares são indispensáveis.

Além de proteger a pele com o protetor solar correto, indicado pelo dermatologista, podemos buscar em diversos alimentos substâncias capazes de produzir um protetor natural e eficaz contra os efeitos do sol, além de que, eles também contribuem para um brozeado bonito e saudável. Se alimentando da maneira certa, o resultado é saúde e uma pele bonita e a prevenção de danos causados pelos raios solares.


Os alimentos com propriedades antioxidantes como vitamina C, flavonóides, carotenóides, tocoferóis, selênio, bem como a hidratação adequada protegem a pele contra os efeitos dos radicais livres que são produzidos naturalmente pelo organismo e intensificados pela exposição às radiações solares.

O fotoenvelhecimento refere-se especificamente aos efeitos à exposição crônica e aguda à radiação ultravioleta e se apresenta com alterações como rugas, ressecamento, manchas, flacidez e engrossamento da pele.

Estudos mostram que o consumo de determinados alimentos fontes de nutrientes antioxidantes em um determinado período, possam defender nossas células e neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres e assim protegê-las ou poupá-las por mais tempo.

Uma dieta rica em carotenóides, que inclui o licopeno presente no tomate, na goiaba e nas frutas vermelhas, auxilia na prevenção muitas doenças ligadas à ação dos radicais livres, inclusive dos efeitos causados pela radiação solar. No verão, a hidratação do corpo é fundamental para evitar desequilíbrios no corpo. Para isto, beba no mínimo dois litros de água por dia mais sucos, chás gelados e água de coco.

Nutrientes antioxidantes com efeito fotoprotetor:

Carotenóides: frutas e vegetais amarelos/alaranjados: abóbora, cenoura, mamão, melão, pêssego, damasco, tomate, pimentão, morango, goiaba e melancia.

Tocoferóis: grãos, soja, ovos, peixe, produtos lácteos e óleos vegetais.

Vitamina C: acerola, caju, goiaba, limão, laranja, brócolis, tomate, couve-flor e couve.
Flavonóides e polifenóis: uva, suco e semente de uva, ameixa, uva-passa, vinho tinto, morango, maçã, cereja, cacau, cebola, couve, brócolis, vagem, especiarias, nozes, sementes e chá verde.
Selênio: castanhas, frutos do mar, grãos, arroz integral, gérmen de trigo.

Dicas para fotoproteger a pele
Sucos de laranja com cenoura: ativa o bronzeado e protege a pele.

Suco verde com gengibre e uva vermelha: ataque aos radicais livres.

Chá verde ou chá de romã com casca: auxilia no combate às manchas na pele.

Atenção: Mesmo que você consuma diariamente os alimentos fotoprotetores, o uso do protetor solar é extremamente importante. O consumo dos alimentos citados não exclui a importância do uso do protetor solar, que deve ser indicado pelo dermatologista.

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