10/01/2011

Sementes de Chia - Benefícios



As sementes de chia são uma excelente fonte de fibra (superior à do farelo de trigo), antioxidantes, é uma enorme fonte de proteína, e é considerada um dos poucos alimentos vegetais conhecidos a conter uma grande quantidade de ácidos graxos ómega 3susbtância antiinflamatória, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e prtege contra alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares.Esta quantidade de ómega 3 é superior em relação ao salmão e às sementes de linhaça.

As sementes de chia são originárias da planta do deserto Salvia hispanica, da familia da menta, no sul do México. Na Era pré-colombiana, as sementes de chia eram um componente das dietas aztecas e maias.

Sugestões de utilização:
Espalhar as sementes inteiras ou moídas em cereais, iogurte ou saladas, ou utilizá-las como snack.
Pode ainda moê-las e adicioná-las à farinha para fazer pão.
Pode também fazer Chia Fresca, uma bebida tradicional popular no México: coloque 2 colheres de chá de sementes de chia em 250ml de água, mexa e deixe repousar até criar um liquido ligeiramente gelatinoso.

Importantes antioxidantes encontrados nas sementes de chia são o ácido caféico e ácido clorogênico. Estudos indicam que o consumo de alimentos e bebidas ricos em compostos antioxidantes podem proteger contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário