11/20/2011

Espinafre - Reforça os músculos


Pesquisadores descobriram que comer um prato de espinafre todos os dias realmente aumenta a eficiência muscular.

O consumo de 300 gramas de espinafre reduz em um 5% a quantidade de oxigênio necessária para o funcionamento dos músculos quando se faz exercício físico, segundo um estudo publicado na revista Cell Metabolism.

O segredo não está no ferro, mas nos nitratos, muito abundantes nessa hortaliça e que chegam com mais eficiência às mitocôndrias, que produzem energia nas células.

"É como se puséssemos combustível nos músculos. O espinafre faz com que funcionem com muito mais suavidade e eficácia", afirma o autor do estudo, Eddie Weitzberg, do Instituto Karolinska, de Estocolmo.

O cientista deu a um grupo de voluntários durante três dias suplementos puros de nitrato em uma quantidade equivalente à encontrada em um prato de espinafre.

No começo e no final da experiência, os voluntários pedalaram em uma bicicleta ergométrica enquanto era medido seu consumo de oxigênio, que foi entre 3% e 5% menor do que no final da atividade. "É um efeito profundo e significativo. Demonstra que Popeye tinha razão", diz o especialista.

Salada de espinafre, ricota e tomates cereja
Ingredientes:

1 maço de espinafre
300g de tomate cereja
200g de ricota picada
2 col. sopa de Azeite de Oliva Extra Virgem
Suco de meio Limão
1 pitada de Sal
1 pitada de Pimenta branca

Modo de fazer:

- Lave bem o espinafre e separe as folhas apenas. Tempere com o sal, o limão, a pimenta e o azeite.

- Misture a ricota.

- Pique os tomatinhos ao meio e jogue por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário