11/19/2011

Frango com Abóbora e Ervas Light


Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
- 1 kg de filé de frango em cubos médios
- 500 gr de abóbora moranga em cubos médios com casca ou opcional
- 2 unidade(s) de cebola em picada
- 4 colher(es) (sopa) de azeite de oliva extra virgem
- quanto baste de coentro
- quanto baste de cebolinha verde
- quanto baste de majericão
- 2 dente(s) de alho amassado(s)
-1 tomate picado
- 1 patada de gengibre em pó
- 1 pitadada de Curry
- sal marinho (nao exagerar)
-6 colheres de sopa de requeijao light
-1 vidro de cogumelos
- quanto baste de pimenta-do-reino preta


Modo de preparo:

Corte o frango e tempere com sal e pimenta à gosto. Numa panela, aqueça o azeite e a manteiga. Junte o frango, doure-o e reserve. Na mesma panela, adicione a abóbora, o tomate e a cebola. Refogue. Acrescente um pouco de cebolinha, gengibre e o alho. Quando a abóbora estiver macia, junte o frango. Acerte o sal, tampe a panela e deixe o frango terminar de cozinhar. Antes de servir, junte o coentro (ou salsa),curry o requeijao light, o majericão,os cogumelos e a cebolinha. Mexa bem e sirva, com arroz integral e salada de mix de folhas verdes e brotos acompanhando.

Benefícios da abóbora:

Com formatos e cores variados, as abóboras são legumes deliciosos que ajudam a prevenir as doenças cardíacas, a acne, e a inibir o aumento de peso. Faça com que a sua alimentação fique mais saudável, incluindo o legume abóbora, por estes oito elementos que a fazem ser benéfica:
1) Betacaroteno - As abóboras são fontes de elevadas quantidades desse pigmento amarelo-alaranjado que pode ajudar a prevenir o câncer, a degeneração macular e a acne e ajuda a dar um aspceto dourado à pele no verão. Uma xícara de abóbora cozida contem 8,7 mg de betacaroteno ou 107% do consumo recomendado.
2) Fibra - A abóbora fornece boas quantidades de fibras solúvel e insolúvel, sendo que a solúvel ajuda a diminuir os níveis de LDL-colesterol, e, a fibra insolúvel ajuda também a saciar a fome e aliviar a prisão de ventre.
3) Luteína - A abóbora é uma destacada fonte desse carotenóide, que pode impedir a degeneração macular e ajudar a prevenir a catarata e o câncer de cólon.
4) Magnésio - A abóbora e a abobrinha são boas fontes desse mineral essencial que pode ajudar a combater alergias e asma. Pode também ser benéfico para a saúde do sistema cardiovascular, a pressão arterial, cálculos renais e tensão pré-menstrual (TPM).
5) Potássio - Uma dieta rica nesse mineral pode diminuir os riscos de pressão alta, cálculos renais e AVC (derrame cerebral). A abóbora e a abobrinha fornecem grandes quantidades de potássio. Meia xícara de abóbora cozida fornece cerca de 275 mg de potássio.
6) Tiamina - Uma porção de abóbora fornece boas quantidades dessa vitamina do complexo B importante para o cérebro. Pode ajudar a melhorar a memória e o humor.
7) Vitamina B6 - Abóboras e abobrinhas fornecem uma impressionante quantidade dessa essencial vitamina do complexo B, associada a um menor risco de doenças cardíacas e, possivelmente, depressão.
8) Vitamina C - Poderoso antioxidante, pode prevenir catarata e doenças crônicas. Uma xícara de abóbora tem 30% da dose diária recomendada de vitamina C.
Maximize os benefícios:
Para aproveitar o betacaroteno, ferver, cozinhar a vapor, assar ou grelhar são boas alternativas, mas as vitaminas do complexo B se perderão se a abóbora for cozida na água.

Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/nutrition/1933554-alimenta%C3%A7%C3%A3o-com-ab%C3%B3bora-seus-benef%C3%ADcios/#ixzz1eA6L6O6K

Nenhum comentário:

Postar um comentário