12/19/2011

Osteoporose: Previna!


Osteoporose é a diminuição da massa óssea. Esta perda é elevada e pode aumentar os riscos de fraturas, que complicam a saúde do isoso e dificultam a sua locomoção. Quem possui osteoporose em estágio avançado pode fraturar um osso simplesmente espirrando, mudando de posição bruscamente ou até mesmo tossindo.
A Osteoporose inicialmente é assintomática, é muito comum em mulheres acima de cinquenta anos, mas pode surgir antes. Homens também estão sujeitos a terem a doença.

Por isso a Alimentação é uma excelente forma de prevenção e a atividade física aumenta a massa óssea, que após os 30 anos começamos a perder naturalmente.

Quanto antes for iniciado um programa de alimentação correta e atividade física, melhor, pois a prevenção adequada deve vir de anos de hábitos de vida saudáveis.


Fatores de risco para a Osteoporose:
•Historia familiar

•Tabagismo

•Alcólatras ou quem ingere mais de duas doses de bebida alcoólica por dia

•Baixo peso e baixa estatura, com estrutra óssea pequena e delicada

•Sedentarismo

•Idade avançada

•Uso contínuo de medicamentos como glicocorticóides e anticonvusivantes

•Consumo inadequado de alimentos fontes de cálcio

•Raça branca ou asiática

Como prevenir a Osteoporose


Mesmo se você tiver fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose, esta pode ser prevenida através de uma alimentação saudável, exercícios físicos regulares, exposição ao sol (ajuda na absorção de vitamina D), consumo moderado de álcool e parar de fumar.
A Alimentação é uma importante arma no combate à osteoporose, ela garante o aporte adequado de cálcio para a mineralização dos ossos por toda a vida. Com o avançar da idade, somente o cálcio da dieta não é suficiente, havendo necessidade de uma reposição deste mineral.
As melhores fontes de cálcio na dieta são os laticínios (leites, iogurtes, queijos), vegetais folhosos verde-escuros (agrião, couve, brócolis), soja e derivados, peixes e castanhas.
A recomendação de ingestão de cálcio para mulheres adultas é de 1000 a 1300 mg por dia.

Portanto, uma alimentação equilibrada e saudável e a prática regular de atividade física são excelentes alianos na prevenção e tratamento da osteoporose.

Suco Rico em Cálcio:

½ cenoura
1 folha de couve
1 colher de sopa de Sementes de Chia

2 rodelas de abacaxi ou 1 laranja com bagaço
½ maçã

1 copo de água-de-coco ou água mineral


Modo de preparo: bater tudo no liquidificador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário