1/22/2012

Nutrição e a sua Pele

No verao, nossa pele fica muito exposta ao sol, precisa de um cuidado extra.
A pele, um dos maiores órgãos do nosso organismo, também precisa de hidratação e nutrição. Formada por duas camadas, a epiderme, que é a porção epitelial de origem ectodérmica, e a derme, porção conjuntiva de origem mesodérmica, ela constitui-se como uma barreira de proteção para o nosso organismo, desempenhando funções como proteção de danos mecânicos, microrganismos, radiação e mantendo a temperatura corpórea constante.
Mas, para manter a pele com um aspecto fresco, vigoroso e saudável, uma das estratégias mais eficazes é a alimentação saudável e equilibrada combinada com exercícios físicos. Consumir certos tipos de alimentos pode ajudar a prevenir rugas e danos causados pela exposição ao sol e a manter a pele hidratada.
O cuidado com a pele deve começar pelo o que você come.
Se você quer uma pele bonita e jovem, evite os vilões: biscoitos, tortas e salgadinhos que contém glúten, derivados do leite, refrigerantes, frituras e adoçantes ricos em sódio, pelo menos por um tempo.
Eles podem levar por água abaixo seus planos de ter uma pele com bonita e saudável.
Uma das maneiras mais eficazes para fortalecer a saúde da sua pele é nutrir o corpo através de uma alimentação saudável e equilibrada.
Quando você for às compras, faça uma lista pensando também em sua pele!
O sistema digestivo tem uma particularidade – é a porta de entrada dos nutrientes e ao mesmo tempo porta de saída das toxinas. Podemos atuar então, nas duas pontas – diminuindo a entrada de toxinas e aumentando sua eliminação.

Para eliminação de toxinas:
Utilizarmos alimentos desintoxicantes e de fácil digestão como sucos de frutas, vegetais e alimentos naturais não processados.
Esse tipo de alimentação será mais facilmente metabolizada pelas enzimas digestivas, com menor formação de toxinas. Parte das toxinas é formada no nosso intestino grosso, pela ação das bactérias da flora intestinal. Pessoas que sofrem de prisão de ventre ou outros distúrbios do intestino, obviamente, produzirão mais toxinas.
Portanto, regularizar seu intestino é fundamental.

Confira alguns alimentos que devem fazer parte de sua lista de compras:

- Arroz integral
- Arroz Preto
- Óleo de linhaça
-Semente de Chia
-cenoura, Couve, Brócolis, Laranja, Limao, Uva
- Grão de bico, Feijao
- Azeite de oliva extra virgem
- Farinha de linhaça
- Castanha do Brasil
- Nozes e Amêndoas
- Sucos naturais

Uma ótima pedida é começar o dia com um Suco Desintoxicante.

Suco Desintoxicante:
-1 folha de couve
-Suco de 1 limao ou de 1 laranja
-1 pitada de gengibre em pó
-2 galhinhos de Alecrim
-2 folhas de hortelã
-Polpa de 1 maracujá ou 2 rodelas de abacaxi

-2 copos de água
-1 colher de sopa de Sementes de Chia
• Bater no liquidificador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário