4/12/2012

NUTRIÇÃO E MENOPAUSA

A menopausa é uma fase na vida de toda mulher onde a menstruação cessa. O período anterior é chamado de climatério, no qual os ovários param gradativamente a produção dos hormônios estrogênio e progestógeno, até não funcionarem mais.

O período comum para que essa fase ocorra é entre os 45 e 55 anos, mas pode ser que aconteça antes dos 40 anos, o que é considerado uma menopausa precoce. Como cada organismo age de uma forma, pode ser que para algumas mulheres o período ocorra cedo e para outras, tardiamente.
Junto com a menopausa ocorre o aparecimento de alguns sintomas desagradáveis, ocasionados pela falta dos hormônios responsáveis pelo equilíbrio do organismo: ondas de calor, suores noturnos, insônia, diminuição do desejo sexual, irritabilidade e alterações no humor, depressão, ressecamento vaginal, diminuição da atenção e da memória.
Uma dieta equilibrada é essencial para que a saúde da mulher esteja em plenas condições. Na menopausa, essa alimentação balanceada também ajuda a contornar os sintomas. Caso você ache que precise de alguma suplementação, cuidado. A suplementação pode ser uma aliada, mas, nem sempre é necessária. Deve-se ressaltar que a suplementação deve ser prescrita de forma individualizada por um profissional qualificado e tem o objetivo de recuperar falhas nutricionais.
Existem alguns alimentos que podem melhorar consideravelmente os sintomas da menopausa:
Dentre os alimentos que se incluem na alimentação correta para quem está na menopausa, se encontram os grãos, os produtos integrais, as frutas e os vegetais em geral, que são as grandes fontes que contêm substâncias que podem ajudar no tratamento da menopausa.
Proteína de Soja: A proteína de soja parece ser particularmente benéfica às mulheres devido ao seu conteúdo de isoflavonas. As isoflavonas são capazes de reduzir os sintomas da menopausa como ondas de calor, irritabilidade e desconforto.
Linhaça: Ela ajuda a aliviar os sintomas da menopausa. É rica em ácidos graxos Ômega 3, sais minerais e vitaminas. A linhaça auxilia na regularização do intestino, tem ação antiinflamatória, aumenta a atividade do sistema imunológico, além de possuir uma substância que protege contra tumores de mamas, ovários e próstata.
Nutrientes e Fontes Alimentares Importantes:
Vitamina E: Alivia a mulher da sensação de calor momentâneo. Pode ser encontrada em sementes oleaginosas e óleos vegetais.
Vitamina B6: Ajuda a manter o bem estar. Está contida nos cereais integrais, ovos e grãos.
Vitamina C: Essencial para as funções vitais do organismo e é encontrada nas frutas cítricas.
Vitamina D3: Aumenta a resistência imunológica e a retenção de cálcio no organismo. Você ingere vitamina D3 por meio dos óleos vegetais.
Magnésio: Melhora o humor e diminui a tensão dos músculos. Os alimentos que contêm magnésio são os cereais integrais, grãos, beterraba e sementes oleaginosas.
Selênio: É antioxidante e aumenta a força das funções cerebrais. Você pode encontrá-la na castanha do pará.
Ômega 3: Alimento essencial para o organismo pois diminui os índices de colesterol ruim e melhora a circulação do sangue. Pode ser encontrado na linhaça e em peixes de água fria.
Zinco: É importante para a síntese de hormônios, estimula as funções do ovário e melhora as funções estrogênicas. O zinco é encontrado em peixes e frutos do mar.


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