5/20/2012

Obesidade: Um grande processo inflamatório

Estar acima do peso é uma preocupação constante, pois o excesso de gordura no corpo vai além de fatores estéticos, atinge em cheio o funcionamento correto do nosso organismo e pode causar várias doenças como diabetes e doenças cardiovasculares.
Pesquisas constatam que doenças provocadas pelo excesso de gordura no corpo podem matar por conta de um grande processo inflamatório.
Os cientistas descobriram que o tecido adiposo, que é formado pelo excesso de gordura, fica cheio de células que estão envolvidas em processos inflamatórios, como é o caso dos macrófagos, que produzem a molécula PAI-1 que inibe a ação da insulina no corpo e é responsável pela formação de coágulos nos vasos sanguíneos.
Se torna necessário adquirir hábitos alimentares em que os alimentos sejam funcionais e que possuam poder antiinflamatório.
A inflamação é tida como defesa do organismo aos corpos estranhos quer seja interno ou externo. E isto ocorre quando o organismo recebe muitas toxinas através medicamentos, metais tóxicos anti-inflamatório agrotóxicos, fertilizantes e alérgenos presentes nos alimentos consumidos, tudo isto gera inflamação do organismo principalmente dos tecidos.
Em se tratando da obesidade é a que mais há alteração devido à inflamação do tecido adiposo onde está estocados a maior parte das toxinas por isso há muitas dificuldades em perder peso. Para garantir o emagrecimento saudável e eliminar a gordura de vez é imprescindível mudar a alimentação.
Esta inflamação do organismo poderá acarretar diversas doenças entre elas podemos citar além da obesidade, câncer, diabetes, artrite, alergias, mal de alzheimer, doenças cardiovasculares, etc.

Alimentos com  ação antiinflamatória:
• Ácidos graxos ômega-3: peixes como atum, sardinha, truta, salmão, bacalhau; semente de gergelim, girassol; castanha; amêndoa; nozes; óleo de girassol, milho, soja. Estes ácidos atuam no organismo como os hormônios diminuindo o processo inflamatório.
• Antioxidantes: cebola; alho; soja; tomate; brócolis; repolho; couve-flor; uva; semente de linhaça; aveia; chá verde, entre outros são alimentos antioxidantes que auxiliam na prevenção da oxidação das células que formam as paredes dos vasos sanguíneos.