5/10/2012

Os alimentos que atletas não devem viver sem

É fundamental o enriquecimento da dieta dos atletas e praticantes de atividade física com alguns alimentos que podem auxiliar no melhor desempenho. Confira a lista dos que não podem faltar:



CHÁ VERDE
O que tem: fitoquímicos (catequinas e polifenóis) e cafeína.
O que faz por você: neutralizam substâncias que promovem o cansaço e o estresse. Também proporciona efeito estimulante e é desintoxicante.
AVEIA
O que tem: fibras solúveis e vitaminas do complexo B.
O que faz por você: é um alimento de baixa carga glicêmica e possui uma fibra solúvel (betaglucana) que proporciona uma liberação gradativa de glicose, evitando, desta forma picos de glicemia após o seu consumo. Ideal para ser consumida antes dos treinos.
CARNE VERMELHA O que tem: proteínas, ferro, zinco e vitamina B12.
O que faz por você: evita a fadiga, melhora o desempenho mental, conduz oxigênio para todas as células do corpo e é essencial para recuperação dos tecidos.
PEIXES (salmão, atum, truta, sardinha, cavala e arenque)
O que tem: ácidos graxos ómega 3.
O que faz por você: potente anti-inflamatório natural, papel importante no sistema imunológico e previne contra doenças cardiovasculares.
AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM
O que tem: vitamina E e gorduras monoinsaturadas.
O que faz por você: atua como antioxidante, protegendo as células da destruição causada por radicais livres nas membranas celulares, tem ação anti-inflamatória, auxilia no transporte e na absorção de algumas vitaminas (A, D, E e K), auxilia na manutenção do colesterol total dentro dos limites normais, aumenta os níveis de HDL (bom colesterol) e previne problemas cardíacos.
IOGURTE
O que tem: probióticos (microorganismos do bem).
O que faz por você: promove a saúde e a manutenção do equilíbrio da flora intestinal. Assim, os nutrientes, vitaminas e minerais serão absorvidos de uma forma muito mais eficiente!
NOZES
O que tem: ácidos graxos essenciais (gorduras benéficas), vitamina E e do complexo B.
O que faz por você: elevada capacidade antioxidante impedindo, desta forma, a destruição celular ocasionada por radicais livres e na atividade física, pode atuar como fonte de energia.
BATATA DOCE
O que tem: vitamina A e do complexo B, carboidratos, potássio, fósforo, cálcio, ferro e antocianinas.
O que faz por você: maximiza a reposição do glicogénio gasto durante o esforço , reforça o sistema de defesa do organismo, reduzindo a susceptibilidade à infecções e tem propriedades antioxidantes e antimutagêncas.
AÇAÍ
O que tem: minerais como potássio e cálcio, antioxidantes, carboidratos e gorduras
O que faz por você: proporciona alta fonte energética e interessante repositor para atividade física de diferentes modalidades.
TOMATE O que tem: licopeno e vitamina C.
- O que faz por você: atua como antioxidante prevenindo o envelhecimento celular e minimiza a queda da defesa imunológica do corpo aumentando a resistência à infecções.
Ovos: Já caiu por terra o mito de que os ovos fazem mal à saúde, que engordam, aumentam o colesterol, etc. Realmente a gema possui uma quantidade significativa de colesterol, porém, o que aumenta o nosso colesterol é a gordura saturada e o ovo não possui muito desse tipo. Sem contar que a clara é 0% gordura e rica em albumina. A albumina é uma das melhores proteínas da natureza! A gema também possui muitos nutrientes, inclusive ferro e biotina! Então, use omeletes, ovos cozidos e mexidos, principalmente à noite, afinal, a albumina é digerida e libera aminoácidos no sangue de forma lenta, ótima no horário em que estamos dormindo.
Banana: A banana é uma fruta rica em carboidratos, vitaminas do complexo B e potássio. É ótima opção para um lanche rápido, pois é rica em energia, apesar de não ser muito calórica. Ficará mais rica ainda se misturada com algum cereal (aveia, granola, linhaça) e mel!
Mas, lembre-se que é importante associar as opções acima  com uma alimentação variada, com qualidade e quantidades adequadas!
Consulte um nutricionista para saber sobre as indicações e quantidades para o seu caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário