6/17/2012

Alimentação saudável para praticantes de atividade física.



A nutrição esportiva não está somente relacionada aos atletas, mas se refere também às necessidades nutricionais das pessoas ativas.

A alimentação adequada para qualquer pessoa independente do seu objetivo é comer de tudo um pouco, ou seja, REEDUCAÇÃO ALIMENTAR. Pode variar a quantidade do alimento para cada pessoa, levando em conta necessidades individuais como sexo, peso, gordura corporal, idade e a atividade realizada.

O praticante de atividade física deve ingerir carboidratos, proteínas e lipídios na quantidade correta. Um nutriente não substitui o outro; cada um tem seu papel definido na performance do atleta.

Os carboidratos são a principal e mais eficiente fonte energética. São estocados na forma de glicogênio no fígado e músculos, e esta reserva é utilizada para proporcionar bom rendimento durante a prática de atividade física.

Boas fontes de carboidrato são pães integrais, barras de cereal, arroz integral, frutas secas, como a banana passa.

As proteínas, associadas às atividades de força e ao consumo calórico adequado têm papel na hipertrofia muscular. Diferente do que todos imaginam, a proteína não é o nutriente mais importante no ganho de massa muscular. Ela é fundamental e deve ser aumentada na dieta, porém o aumento maior na dieta deve ser em relação aos carboidratos.

As oleaginosas, como amendoim, nozes e castanhas, além da soja são fontes de proteínas.

Já os lipídios são a segunda fonte de energia durante o exercício e também tem papel na síntese de hormônios, na formação de membranas celulares e absorção de vitaminas lipossolúveis. Dê preferência, as gorduras insaturadas como as encontradas na semente de linhaça, semente de girassol e no azeite extra virgem.

A água é um nutriente essencial, que é eliminado através do suor. Após a prática da atividade física é aconselhável a ingestão de líquidos para repor as perdas hídricas e de eletrólitos, como, por exemplo, água de coco, sucos de frutas e bebidas esportivas.



Fonte: http://www.mundoverde.com.br/Saude/Artigo/2006/06/09/Alimentacao-saudavel-para-praticantes-de-atividade-fisica./

Nenhum comentário:

Postar um comentário