6/11/2012

Gergelim Benefícios e 1 Receita Deliciosa: Salmão com Crosta de Gergelim


O que o gergelim tem?

Ele dá um toque saboroso às receitas e ainda promove um monte de benefícios ao organismo. Descubra o que essa semente tem de tão especial



O consumo das sementes de gergelim traz inúmeros benefícios para o organismo como a regulação da quantidade de açúcar no sangue, tratar a prisão de ventre, desintoxicar o organismo e diminuir o desconforto causado pelas hemorróidas,
Por ser um alimento rico em cálcio o gergelim favorece ossos e tendões e por ser rico em vitamina E têm um papel fundamental para a beleza da pele e dos cabelos, conferindo uma maior elasticidade a pele.
Por ser uma semente saborosa, acrescentar 1 colher de sopa num copo de iogurte não altera o sabor do iogurte e pode ser consumido ao meio da manhã ou da tarde para saciar o apetite, fazendo com que o indivíduo não exagere no almoço e no jantar, e por isso, favorece o emagrecimento.
Outras maneiras de acrescentar ao cardápio uma boa dose de gergelim, é jogar 1 colher de sopa de gergelim na salada e na preparação do arroz.
A semente do gergelim pode ter a colocação preta ou bege/branca, sendo que o preto possui mais cálcio e vitamina A, outras diferenças nutricionias não são significativas. Pode-se encontrar com ou sem casaca para consumo, e neste caso o valor nutricional varia também muito pouco, não interferindo na escolha. 
O gergelim preto é usado na fabricação do gersal. (O gersal é um tempero feito com sementes de gergelim e sal marinho tostados. Tem sabor salgado preserva as características dos dois ingredientes).
O gergelim branco quando torrado fica com a coloração dourada. Encontramos com mais dificuldade o gergelim torrado, porém, por ser extremamente mais saboroso, a tostagem, a partir do gergelim bege/branco pode ser feita ligeiramente, em casa em uma panela sem óleo, na chama superior do fogão. Ainda, os grãos claros, tostados, dão farinha muito nutritiva; esta novamente tostada e passada numa centrífuga transforma-se em  um tipo de manteiga conhecida como tahine (pasta de gergelim), comum na culinária árabe, riquíssima em cálcio .


Como incluí-lo no cardápio
Ele aparece em receitas de massas de pão e biscoitos, salpicado em saladas ou servido com peixes e carnes. É a partir de uma pasta espessa de sementes de gergelim que se obtém o tahine, muito usado na culinária do Oriente Médio. Ela vai bem ao lado de aperitivos e sanduíches e pode ser usada para aromatizar pratos de vegetais ou frutas.


O que você encontra nas sementes de gergelim
Calorias 582,5
Proteínas 25 g
Lipídios 50 g
Carboidratos 12,5 g
Cálcio 137,5 mg
Fósforo 775 mg
Ferro 7,5 mg
Potássio 412,5 mg
Sódio 37,5 mg
Betacaroteno 72 mcg
Salmão Assado com Crosta de Gergelim:
Serve 4 pessoas


Você vai precisar de:
3 filés de salmão (cerca de 200 gr cada)
3 colheres de sopa de Gergelim Branco
3 colheres de sopa de Gergelim Preto
Sal e Pimenta do Reino
Azeite de Oliva Extra Virgem

Preparo:
1. Misture os dois tipos de gergelim em um prato e pré aqueça o forno.


2. Retire a pele do salmão e descarte. Corte os filés de modo que fiquem 4 pedaços. Tempere com sal e pimenta, passe no gergelim e coloque em uma forma untada com azeite.
3. Regue os filés com um fio de azeite e leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos em forno médio pré aquecido, virando os filés na metade do cozimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário