7/06/2012

Alimentação no Inverno: Cuidados Importantes



A estação mais fria do ano já pode ser sentida na maioria das cidades brasileiras, por isso é importante reformular alguns hábitos para preservar a saúde  do seu corpo. No inverno, temos mais facilidade para ficar doentes, por isso uma alimentação saudável pode fazer toda a diferença.
Procure fazer as refeições nos horários certos e valorize a diversidade alimentar para que o seu organismo funcione corretamente. Insira no seu cardápio muitas frutas, verduras e frutas. Durante o inverno a fome parece assumir maior proporção, então cuidado com os exageros para não ganhar peso.
É na estação mais fria do ano que o nosso corpo estranha a mudança brusca de temperatura, o que colabora com o aparecimento de resfriados. Para evitar o problema, se mantenha agasalhado e consuma bebidas quentes para aquecer o corpo. Preparar uma sopa no fim da noite também é uma alternativa deliciosa e saudável.
No Inverno é natural que o apetite aumente já que nos dias frios o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal. Para compensar esse gasto energético, ele necessita de maior ingestão de calorias, aproximadamente 30% a mais do que nos dias quentes. Por isso, é necessário ficar atento para não cometer exageros.
Neste período é necessário que haja bom senso ao se alimentar, pois o cardápio de inverno é naturalmente diferente do cardápio de verão, ou seja, mais calórico. O ideal é manter uma dieta equilibrada com alimentos nutritivos, além de substituir, sempre que possível, os alimentos muito calóricos e gordurosos.

No inverno é importante controlar a quantidade e qualidade do que é consumido, já que esse gasto extra de energia é mínimo em relação à quantidade de caloria ingerida. O aumento de peso pode acabar sendo rápido e imperceptível, pois muitas pessoas diminuem a prática de atividades físicas durante o frio.

Nesta época, também aumentam os casos de gripes, resfriados e doenças respiratórias, portanto o ideal é manter uma alimentação rica em vitaminas e minerais que aumentam a resistência imunológica. Aproveite as frutas da época, que são boas fontes de vitamina C, como morangos, tangerina, laranja e maracujá.

As mães devem ficar atentas com as crianças, já que as férias do meio do ano acontecem em uma época fria e os pequenos passam mais tempo dentro de casa sem praticar atividades físicas. É importante estimulá-las a vestir um bom agasalho e brincar ao ar livre, além de manter os bons hábitos alimentares.

Algumas dicas são válidas para quem precisa manter a forma no inverno como trocar o chocolate quente por chá; queijos amarelos por queijo branco ou light; no preparo dos foundes, dar preferência aos queijos magros ou queijos preparados com leite desnatado; substituir frituras por cozidos, assados ou grelhados; consumir sopas de legumes ao invés de cremes; substituir doces por frutas; evitar massas, chocolates, e frutas oleaginosas como nozes, castanhas e avelãs que são nutritivas, porém muito calóricas. É importante lembrar que os alimentos mesmo na versão light devem ser consumidos moderadamente.

Mesmo com a preferência pelos pratos e bebidas quentes durante o inverno é importante não deixar de consumir água, sucos naturais e saladas e sopas com legumes, verduras e temperos naturais para o bom funcionamento do intestino e manutenção da saúde.

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