7/25/2012

Melatonina: grande aliada do sono e da manutenção do peso


Dormir mal faz ganhar peso? Sim! Noites maldormidas desregulam a produção demelatonina – um  hormônio que nos ajuda a adormecer e que está diretamente relacionado à qualidade do sono.  A falta dela no organismo faz diminuir a liberação de serotonina, um neurotransmissor ligado ao bom humor e ao prazer. Ao sentir falta dela, nosso cérebro pede alimentos com açúcar para repor as energias e compensar nossa necessidade de prazer. Você já sabe qual é a consequência disso, né:  engordar!
E a situação pode piorar mais ainda se, além de não dormir direito, você estiver estressada! Aí entra em cena outro hormônio: o cortisol.  “Seu excesso está relacionado à compulsão alimentar e o acumulo de gordura na região abdominal”, explica a nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde.
Bom, já deu para perceber como a melatonina é muito importante para regular o sono e nos ajudar a manter o peso.  Ela pode ser encontrada em pequenas quantidades em alguns alimentos como cereja, banana, milho, aveia e em plantas como hortelã e tomilho.
Alguns nutrientes também aumentam a produção de melatonina, como o ácido fólico (encontrado em vegetais folhosos verde-escuros e gema de ovo) e a vitamina B6 (presente em cereais integrais, oleaginosas e aveia). Carboidratos integrais também estimulam a produção do hormônio.
Pronta para dormir? Então aproveite o final de semana para pôr o sono em dia.
As informações contidas neste site são de caráter informativo, nenhuma orientação substitui uma consulta clínica. Consulte seu Nutricionista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário