8/04/2012

Intestino: Essencial para o Emagrecimento


Conhecer um pouco sobre o funcionamento dos órgãos envolvidos no processo digestivo nos faz refletir o impacto da nossa alimentação na nossa saúde.
O processo de digestão começa na boca pela ação mecânica da mastigação e pela ação da saliva. Assim, os alimentos chegam mais fracionados no estômago, facilitando a ação das enzimas. O alimento fica armazenado no estômago até seguir para o intestino, órgão extenso, mede em torno de 7,5m em um homem adulto, basicamente dividido entre intestino delgado e grosso. Lá ocorre a maior parte da absorção dos nutrientes e a expulsão das fezes. A evacuação diária é essencial para eliminação natural dos restos do processo digestivo.
Um intestino saudável tem grande importância se pensarmos que é o órgão responsável pela absorção dos nutrientes e eliminação de toxinas e dos restos do processo digestivo; absorvendo o substrato formador de todas as células do corpo (nutrientes como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais) e eliminando substâncias tóxicas que foram produzidas durante o metabolismo e que não são mais necessárias. Além disso, o intestino saudável (através do muco e das bactérias boas) é uma barreira para organismos estranhos que possam tentar entrar na corrente sanguínea.
E o bom funcionamento do intestino pode auxiliar o processo de emagrecimento. Pois sabemos que a obesidade é um problema de saúde multifatorial e que o intestino é um dos responsáveis por sinalizar a sensação de saciedade, então podemos concluir que um intestino saudável exercerá melhor suas funções, inclusive essa sinalização importante para o controle do consumo alimentar.
Outro ponto a ser considerado que atualmente vem sendo estudado são as bactérias do intestino na obesidade: evidências recentes mostraram que um desequilíbrio entre bactérias boas e ruins está associado ao desenvolvimento de resistência a insulina e obesidade.
No quadro de obesidade, frequentemente vemos a deficiência de algum nutriente, muitas vezes essenciais para o bom funcionamento do corpo como um todo, inclusive no processo de emagrecimento e para isso é necessário um intestino saudável, além claro, da adequada ingestão de alimentos, para que haja reposição de tais nutrientes.
O tratamento nutricional para saúde do intestino inclui alimentos nutritivos, fibras, água e quando necessário, reposição de probióticos- as bactérias boas; visando recuperar o sistema digestivo. E o equilíbrio nos leva a um corpo mais saudável, com menor depósito de gordura, com certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário