9/05/2012

Efeito Platô no Emagrecimento

Nosso corpo não consegue entender  o que é perda de peso, pois na evolução natural do homem, o corpo se adaptou para ir em busca do alimento com atividades de caça, pesca além de enfrentar longos períodos de privação alimentar, por não haver o acesso alimentar em sua rotina. Por essa razão que o corpo tende a armazenar energia. A maneira mais eficiente para o corpo armazenar energia é  na forma de gordura,  ou seja, o pneuzinho da barriga. Com a evolução onde o acesso á grande quantidade de alimento não é necessário o corpo armazenar energia como foi programado, mas como a genética dos nossos antepassados ainda está atuante ela nos deixou esse presente desagradável, ocorrendo o desequilíbrio entre a ingestão alimentar e gasto calórico. 
O Platô é apenas o equilíbrio entre ingestão e gasto calórico. Muitas vezes o paciente acredita que tem que comer menos do que já está comendo para burlar o efeito platô, e isso não é verdade, nessa ocasião é o momento de  aumentar o gasto e não ingerir menos calorias, mesmo porque a ingestão calórica inferior a 1200 calorias poderia causar deficiências nutricionais importantes. Portanto, não diminua a quantidade alimentar, melhore seu exercício. Quando o corpo se adaptou a armazenar calorias, ele também gastava a gordura armazenada em suas jornadas para caçar, pescar, correr entre outras atividades. 
Hoje em dia observamos um gasto calórico muito pequeno das pessoas que sofrem com excesso de peso. O exercício físico não apenas gasta caloria no momento em que ela sendo feita e sim horas após o termino desse exercício, alem de aumentar a massa magra( músculo). 
 A atividade física pode elevar a quantidade de músculos do corpo, fazendo com que o individuo fique com um maior gasto calórico durante a vida toda. Por essa razão que muitas vezes acreditamos que sem atividade física não há como manter o peso perdido. 
 Também podemos observar na perda de peso com exercício físico o platô em numero (a balança não reduz, mas a cintura afina). Isso ocorre porque a massa magra também pesa, ou seja, você realmente está trocando a gordurinha por músculos, isso a longo prazo vai  levar a perda de peso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário