9/03/2012

Salada de Couve Chinesa


A couve chinesa é rica em vitamina A, B e C, tem poucas calorias e quase nenhuma gordura, sendo muito adequada para gerir o nosso peso.
A couve chinesa pertence à família das Crucíferas, juntamente com as couves, repolho, nabo, brócolos, rabanetes, rúcula e agrião, entre outras. Cresce entre 30 e 40 centímetros de altura, com folhas enrugadas, ovais e compridas, que formam uma “cabeça”. As folhas externas são mais escuras, as internas são de um verde muito claro e têm uma suculenta nervura central de cor branco-amarelada.

Além das propriedades já referidas, esta couve é ainda eficaz contra os cálculos de vesícula e as suas folhas, em forma de cataplasma, podem ser usadas contra hemorróidas, feridas e furúnculos. É ainda rica em fibras e estimula o bom funcionamento do intestino. O seu alto teor de vitamina C é importante para evitar infecções. No entanto, esta propriedade só pode ser considerada se a hortaliça for consumida crua, pois a cozedura faz com que parte das vitaminas se percam. Contém ainda niacina, que previne problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.
Fonte: Sítio do Moinho
10 folhas de couve chinesa (bok choy) cortada em tiras finas
3 ovos cozidos e cortados em 4
3 tomates médios cortados em fatias finas tipo meia lua
1 cebola roxa pequena cortada em rodelas finas
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
2 colheres (sopa) de suco de limão taiti
4 colheres (sopa) de salsa picada
4 colheres (sopa) de cebolinha picada
sal e pimenta-do-reino
Modo de fazer:
Numa tigela coloque o azeite, o suco do limão, a cebola, a salsa, a cebolinha, o sal e a pimenta, misture, cubra com filme plástico e reserve no refrigerador por no mínimo 30 minutos. Numa saladeira coloque a couve, o tomate e os ovos, adicione o molho reservado e misture. Sirva em seguida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário