11/19/2012

Alimentação e Celulite - Receitas de sucos e orientações



1.           A celulite se manifesta no tecido gorduroso que se encontra embaixo da pele. Alguns fatores influenciam o aparecimento, como disfunção hormonal, alimentação, vida sedentária, circulação, tendência genética, tipo físico e outros.

2.           O tratamento deve ser complementado com a prática de exercícios e a reeducação alimentar.

3.           Mais do que um problema estético, a celulite é uma doença com importantes alterações estruturais, em especial na microcirculação, afetando em torno de 70% da população feminina, independente do peso ou da idade.

4.           Nas pessoas obesas, a celulite resulta do aumento do tecido adiposo instalado entre a massa muscular e a pele. Nos magros, as depressões são uma conseqüência da flacidez e da queda da pele em relação ao plano muscular.

5.           Os distúrbios causadores de celulite conduzem a um progressivo depósito e crescimento das moléculas de gordura e à retenção de água nas células das regiões onde há maior quantidade de gordura, como coxas, barriga, parte interna dos braços, culote e nádegas. Em conseqüência, ocorrem má oxigenação dos tecidos e um acúmulo de toxinas.

6.           Do ponto de vista nutricional, não existe alimentos capazes de combater a celulite. Porém, uma alimentação equilibrada em calorias, proteínas, carboidrato, gorduras, vitaminas e sais minerais ajudam a preveni-la. A gelatina não tem função específica no combate à celulite. A proteína presente em quantidades adequadas em uma dieta, tem a mesma função da gelatina, sendo que esta pode ser proveniente de leite e seus derivados, carnes, e ovos.

7.           Comer mais que o necessário, assim como dietas ricas em gorduras ou carboidratos ou maus hábitos alimentares aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras, favorecendo a celulite.

8.           Tomar pouca água e abusar do sal dificulta a troca de líquidos do organismo favorecendo a retenção de resíduos tóxicos do metabolismo celular (as células funcionam como uma fábrica que produz várias coisas úteis, mas esse trabalho todo produz um lixo- resíduo tóxico- que precisa ser retirado constantemente).

2. ORIENTAÇÕES


Esporte e exercícios: o hábito de caminhar é um dos exercícios aeróbicos de baixo impacto importante no tratamento da celulite. Como a circulação venosa ocorre dos pés em direção ao coração (chamada circulação de retorno), todo o problema no seu funcionamento provoca estagnação do sangue. Com isto, as pernas ficam inchadas e pesadas, e alteram o metabolismo do tecido conjuntivo;
Evite roupas apertadas: dificultam a circulação sangüínea, facilitando a instalação da celulite;
Evite o desequilíbrio hormonal: pode-se evitar a retenção de líquidos, portanto diminuindo as chances de celulite;
Massagens: orientada por um especialista na área pode melhorar a circulação da região afetada pela celulite;
Opte por uma alimentação rica em frutas, verduras e fibras; coma à vontade saladas e legumes cozidos, pois eles têm um mínimo de calorias, prolongam a sensação de saciedade além de estimular o funcionamento dos intestinos e ajudar a desintoxicação orgânica.
Reduza o consumo de gorduras: molhos gordurosos, queijos gordos, bolachas recheadas, chantilly, biscoitos amanteigados;
Evite ingerir produtos açucarados.
Escolha fontes magras de proteína, como aves, peixe e carnes brancas no lugar de carnes gordas;
Escolha as formas de cozimento mais saudáveis: Para as carnes e pescados, use a grelha, ferva ou cozinhe ao forno. As verduras, sempre que possível, coma as cruas. Os ovos devem ser passados por água ou em omeletes, evita fritá-los.

Aumente a ingestão de água. Tome aproximadamente 2 litros por dia; A água tem ação condutora de glicose e oxigênio para o interior das células;
Prefira alimentos integrais. São boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuírem para a regulação do intestino;
Reduza o consumo de sal e inclua ervas aromáticas no tempero dos alimentos. O sal ajuda a reter líquidos no organismo e contribui para o avanço da celulite;
Evite alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados, com aditivos, conservantes, corantes ou substâncias artificiais, além de dificultar a digestão e conter alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam o acumulo de toxinas;
Consuma alimentos ricos em potássio; este mineral trabalha em conjunto com o sódio para regular a quantidade de água presente no organismo. Sua ausência no organismo além de promover a acne e a pele seca, altera o equilíbrio hídrico. Você o encontra nas frutas, hortaliças cruas, bananas e berinjelas.
Controle o peso: Ainda que uma dieta com baixas calorias ajude a combater a celulite, este problema também atinge as mulheres magras. Tanto as dietas ricas em gorduras, que contribuem para a obesidade, como os regimes com muitas restrições, aceleram o surgimento da celulite. 
Evite ficar sentado e em pé durante muito tempo;

 Os indesejáveis furinhos nas pernas, bumbum e barriga, podem ser evitados e até eliminados com a adoção de uma dieta que contemple alimentos anti-celulite. Veja só a lista:
Aveia
Alecrim
Banana
Batata
Beterraba
Brócolis
Cebola
Cenoura
Chá verde
Cogumelo
Couve-flor
Espinafre
Fibras
Frutas vermelhas
Gengibre
Laranja
Leite e queijo com baixo teor de gordura.
Melancia



3. RECEITAS DE SUCOS: 

 
SUCO ANTI CELULITE I
Ingredientes:
Suco de laranja =1 copo (200ml)
Couve manteiga = 4 folhas
Cenoura média crua = ½ unidade
Mamão papaia = ¼ unidade
Maçã = ¼ de unidade
Adoçante = a gosto
Modo de fazer: Descascar as laranjas (deixe a parte branca). Bater no liquidificador as laranjas, a couve, a cenoura, o mamão e a maçã.

SUCO ANTI CELULITE II
Ingredientes:
Pepino = ½ unidade
Beterraba = 1 unidade
Maçã = ½ unidade
Cenoura = 4 unidades
Modo de fazer: Passe todos os ingredientes na centrífuga. Enfeite com um palito de cenoura.

SUCO ANTICELULITE III
Ingredientes:
kiwi = 1 unidade
Maçã verde = 1 unidade
Uvas =1 cacho pequeno
Modo de fazer: Passe todas as frutas na centrífuga e enfeite o copo com a rodela de kiwi.
Indicação: a maçã, a uva e o kiwi, ricos em fibras, favorecem a digestão e estimulam o funcionamento do intestino.

SUCO ANTICELULITE IV
Ingredientes:
Laranja sem casca = 1 unidade
Uvas verdes = 1 cacho médio
Melancia = 2 fatias
Hortelã = 1 raminho
Modo de fazer: Na centrífuga, passe a laranja, as uvas e a melancia. Enfeite o copo com a hortelã.
Indicação: a laranja funciona como diurético. A uva e a melancia são ricas em fibras, o que ajuda a eliminar as toxinas através das fezes e da urina.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário