11/23/2012

Alimentação e TPM



O momento tão delicado do mês e você está em plena tensão pré-menstrual. Irritação e sensibilidade viraram, novamente, seu sobrenome. Ai de quem convive com você ou deu o azar de ter que estar ao seu lado nesse período, não é? É, algumas mulheres viram mesmo uma bomba-relógio durante a TPM. Mas, para aquelas que são conscientes do efeito que esse fenômeno biológico causa na sua vida e na dos outros, nem tudo está perdido. Sempre é possível fazer algo para minimizar os efeitos dessa maléfica tensão.
Um dos caminhos é a alimentação. Ter um cuidado redobrado com os alimentos consumidos nesse período pode ser uma alternativa para amenizar o caos que se instala na vida de muitas de nós, todo santo mês. Durante a TPM, algumas coisas devem ser evitadas como carne vermelha, café e chá preto que aumentam a ansiedade já tão exaltada nesse período. Produtos industrializados, biscoitos salgados e sal também devem ser deixados de lado. Eles ajudam a reter líquido no corpo e você ficará ainda mais inchada.
Como algumas mulheres ficam com o intestino preso durante o período que antecede a menstruação, é bom evitar cereais refinados de um modo geral. Além de minimizar mais esse efeito chato da TPM, deixar de comer pão branco e biscoitos de farinha branca ajuda a não ganhar quilinhos extras.
Mas, um aviso às moças que já estão arrancando os cabelos achando que vão precisar passar fome para sobreviver à tensão pré-menstrual: é possível, e necessário, comer bem nesse período. Portanto, vamos à lista dos alimentos bem-feitores. Primeiro, invista nos diuréticos, para combater o famoso inchaço que não vai deixar você entrar naquela calça nova nem com muita reza. Abuse de melancia, abacaxi, salsinha e água de coco.  Beba bastante água nesse período, mais até que os 2 litros diários recomendados. Ela é ótima para aumentar a diurese (eliminação da urina).
Alimentos ricos em vitaminas do Complexo B – como gérmen de trigo, fígado, melão, arroz integral, aveia, amendoim, banana, nozes e ovos – contribuem para aumentar a produção de serotonina, que, com seus efeitos sedativos e calmantes, é também conhecida como a substância “mágica” que melhora o humor de um modo geral.

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