11/05/2012

Benefícios da Uva Passa

As uvas passas são consideradas um dos frutos mais nutritivos. São livres de colesterol, baixas em sódio e altas em fibra e completamente livres de gordura. 

São ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes; e, mais importante, são uma grande fonte de energia porque contêm altas doses de hidratos de carbono. Por isto é aconselhável seu consumo pelos esportistas e pessoas que mantêm uma intensa atividade física. Por causa das passas serem secas apresentam um concentrado nutricional maior e, graças à perda de água a concentração dos açúcares as passas apresentam o típico sabor característico e seu alto conteúdo energético. 

Além disso, destaca-se seu abundante conteúdo de potássio, muito bom para manter um perfeito funcionamento do organismo, já que ajuda a eliminar os líqüidos do corpo como diurético e manter nossas articulações e tendões saudáveis, evitando as cãibras.

Os frutos secos contêm várias substâncias nutritivas proveitosas para a nutrição humana. Proteinas, fibras vegetais, minerais e vitaminas –especialmente vitamina E, A, B1 e B2. 

Aliás, a comunidade científica tem reconhecido os efeitos benéficos dos frutos secos para combater as doenças cardiovasculares. Estima-se que o consumo regular de uma xícara pequena de frutos secos reduz o risco cardiovascular de um 30 a um 50%.


Mas cuidado com a ingestão exagerada, pois elas concentram calorias, cada 2 colheres de sopa representam em média 80 Kcal.

2 comentários: