11/12/2012

O Poder das Frutas Vermelhas: Frutas vermelhas cuidam dos cabelos, emagrecem, rejuvenescem e previnem doenças

Você sabia que as frutas vermelhas (roxas) são antioxidantes (antienvelhecimento), e ricas em vitamina B, que ajuda no funcionamento das células?

Elas proporcionam energia, brilho aos cabelos, renovam à pele, fortalecem as unhas. Também são ricas em ferro, fósforo, cálcio, outros minerais e nutrientes que combatem: a anemia, doenças do coração, reduzem o açúcar no sangue, o colesterol ruim, auxiliam no processo de cicatrização, melhoram o intestino, e estão sendo estudadas no combate ao câncer de próstata.
É bom consumir as frutas vermelhas pelo menos de três a quatro vezes por semana e diversificar a variedade para ter acesso a todos esses nutrientes e benefícios.
A época de safra das frutas vermelhas fica entre novembro e fevereiro. São frutas de verão. Podemos congelar sua polpa, para obter suas propriedades durante o ano todo.
Segue a lista de algumas frutas vermelhas:
Açaí
Acerola
Ameixa
Amora
Caqui
Cereja
Framboesa
Goiaba
Jabuticaba
Melancia
Morango
Tomate
Uva
 Estas frutas também se caracterizam pela baixa quantidade de calorias, elevado teor de água e bom teor de fibras. Dentre as fibras presentes nas frutas vermelhas podemos destacar as pectinas. Essa substância tem o poder de regular o peristaltismo intestinal, auxiliando os músculos digestivos a trabalharem melhor e maximizando a absorção de vitaminas hidrossolúveis pelo nosso organismo. Entre essas vitaminas estão as C, B1, B2, B6 e B12.
Todas essas frutas podem utilizadas como ingrediente para uma infinidade de receitas, desde bebidas até geleias e tortas. Porém, para aproveitar o máximo delas, o ideal é que sejam ingeridas "in natura".

Usar as frutas como ingredientes para outras receitas pode tanto concentrar alguns elementos nutricionais, como os fenóis, quanto destruir outros, como as vitaminas hidrossolúveis, especialmente a Vitamina C.

Quanto à ingestão da fruta in natura, não há contra indicações a não ser nos casos de intolerância ou alergia. Inclusive, para que o efeito dos flavonoides seja plenamente efetivo, as frutas vermelhas devem ser ingeridas diariamente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário