1/24/2013

Ovo - Benefícios

Ele, que ganhou a injusta fama de vilão do colesterol, na verdade é um alimento rico em nutrientes e bem magrinho: tem só 70 calorias.

Acusado de ser o inimigo número um do coração durante décadas, o ovo agora dá o troco. Já existem provas científicas que revelam: ele não é o que se imaginava. “Um estudo americano, realizado com um grupo que o consumia e outro não, apontou maior incidência de doenças cardíacas justamente entre as pessoas que não recorriam ao alimento com freqüência. Ele não provoca problemas cardiovasculares. Os principais fatores que causam esse mal são o tabagismo, a obesidade e o sedentarismo”, afirma Pedro Alves de Souza, professor do Departamento de Tecnologia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Segundo o especialista, trata-se de um dos alimentos mais completos que existem.
O bioquímico americano Donald McNamara, que estuda as propriedades do colesterol há 40 anos, destaca a riqueza do nutriente colina, encontrado no alimento. A substância melhora a formação dos neurônios, estimula a memória e tem importante papel para a nutrição do bebê na gestação.
“A grávida que come uma unidade a cada dois dias garante a quantidade de ácido fólico necessária para o bom desenvolvimento do feto", reforça o professor.
O produto contém ainda níveis consideráveis de zinco, selênio, vitaminas A e E e do complexo B, que ajudam a prevenir o organismo contra processos degenerativos associados ao câncer, diabetes, cataratas e enfermidades cardiovasculares. A vitamina D, que o organismo só produz com a exposição solar, também está presente nele. “Quem não apanha sol deve, portanto, ingerir essa vitamina, encontrada somente em dois alimentos: no óleo de fígado de peixe e no ovo. E não resta dúvida de que este último é mais saboroso”, diz o professor da Unesp.

DICAS:
-Prefira sempre os ovos de origem Colonial ou Caipira.

-O ovo é um alimento saboroso e de fácil preparo e que pode ser consumido de várias maneiras:cozido,pochê,mexido,omeletes e como ingredientes de receitas mais complexas,como bolos,pães,massas,dentre outras...Evite as formas fritas ou que sejam acrescentadas de alimentos gordurosos,como por ex:bacon.


-O tempo de cozimento de um ovo é de aproximadamente 10 a 12 minutos.Isso favorece a absorção de biotina pelo organismo.
-Evite cozimento excessivo,pois a gema pode se tornar esverdeada como reação de compostos entre a clara e gema.
-Adicione 1 colher de vinagre na água de cozimento para evitar que a casca se rompa e que a panela fique preteada.
-Após cozinhar o ovo,assim que tirar do fogo,dê um choque com água corrente para que a gema não fique com o envoltório acinzentado,pois isto é uma reação do enxofre e o aspecto fica comprometido.
OMELETE LIGHT:

Ingredientes:

- 2 claras- 1 gema- 1/2 cebola fatiada- 1 colher de sopa de salsa picada- 1 colher de chá rasa de margarina light- 1 fatia média de queijo branco magro ou queijo prato light picado- sal a gosto

Modo de Preparo:

Bata ligeiramente os ovos, acrescente os temperos. Coloque a margarina numa frigideira anti-aderente e frite o omelete. 


Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/3/artigo2469-1.asp

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