2/20/2013

A Dieta Perfeita - Reeducação Alimentar



Uma dieta rápida, segura e eficaz, daquelas que prometem ótimos resultados em pouco tempo e com o mínimo de esforço. Esse é o sonho de 114 milhões de brasileiros (o equivalente a 60% da população), que sofrem de excesso de peso e obesidade, segundo dados do Ministério da Saúde. Bem, as dietas radicais, como as restritivas, por exemplo, são assim. Como o próprio nome diz, elas restringem do cardápio um dos grupos de macronutrientes: carboidratos, proteínas ou gorduras. Por tabela, restringem, também, algumas das vitaminas e sais minerais neles existentes. Nosso corpo precisa dos nutrientes dos alimentos existentes na natureza para desempenhar suas funções. Suprimir um ou mais nutrientes pode causar sérias deficiências nutricionais.

 A curtíssimo prazo, algumas dietas podem até dar certo.
O que não significa que elas sejam seguras e eficazes. Longe disso. Dietas restritivas demais não surtem efeito porque não modificam hábitos. Por serem radicais, os adeptos de algumas dietas estão sujeitos a abandoná-las antes do prazo esperado. Não existe radicalismo que funcione. Ao restringir 100% de um grupo de nutrientes, você provoca uma monotonia alimentar que pode encorajá- -lo a abandonar a dieta.

A reeducação alimentar combinada com a prática de atividade física é a maneira mais saudável de perder peso e manter a boa forma. As vantagens são inúmeras,  o processo é feito de forma gradual, substituindo aos poucos certos alimentos muito calóricos ou ricos em substâncias não tão boas para a saúde por outros mais saudáveis. Assim, a pessoa não sente grande impacto na mudança alimentar. O corpo também vai se adaptando aos poucos aos novos hábitos e a transformação acaba sendo mais lenta, porém efetiva.

Os benefícios de recorrer a reeducação alimentar como estratégia para emagrecer vão muito além do controle do peso. A mudança nos hábitos alimentares ajuda a evitar doenças. A Organização Mundial da Saúde afirma que 80% de enfermidades como diabetes, problemas cardíacos e câncer poderiam ser evitados se as pessoas corrigissem a alimentação. O problema é que a maior parte das pessoas não tem tanta consciência da real importância do que coloca no prato.

Dietas da moda X Reeducação alimentar

Com uma alimentação adequada e balanceada, as necessidades nutricionais do corpo são supridas e, desta forma, o metabolismo funciona de maneira mais adequada. Não precisamos só de calorias para emagrecer ou engordar.

 Nosso corpo precisa de diversos nutrientes para que o metabolismo funcione de maneira adequada. Quando você fica preso apenas a calorias, você muitas vezes priva o seu corpo de nutrientes fundamentais, o que pode até emagrecer, mas que depois faz com que a pessoa ganhe o peso novamente rapidinho. Isso significa que as pessoas precisam para de correr atrás de "milagres" e dietas radicais para prestar atenção no que consome e o que realmente traz benefícios à saúde e ao corpo.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/101/artigo227346-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário